Crônica

Ato pela paz mundial

Maria Paula
postado em 17/04/2022 00:01
 (crédito: Maurenilson Freire)
(crédito: Maurenilson Freire)

Hoje, em uma data tão significativa para os cristãos, dia da ressurreição de Cristo, um evento mais que imprescindível acontece na capital federal. 

Num momento tão delicado, em que a guerra entre Rússia e Ucrânia faz milhares de vítimas, a necessidade de atos pacíficos se revela como algo extremamente relevante. E neste domingo de Páscoa, por meio de uma iniciativa da Fundação Assis Chateaubriand, com o apoio de importantes instituições que se tornaram meus parceiros valiosos nesta última década em que venho me dedicando ao trabalho pacifista, uma onda de amor será irradiada do Planalto Central para o mundo.

Minha sensação é a de que quanto mais damos atenção aos noticiários, nos deixamos abalar pelos horrores dos crimes cometidos e inadvertidamente fazemos comentários aludindo o momento ao início de uma possível Terceira Guerra Mundial, menos estamos colaborando para que a paz se estabeleça. Uma atitude de serenidade e constante empenho para que dentro de cada um de nós o estado de espírito possa permanecer equilibrado, de modo a apoiar quem se encontra em desespero, parece-me a atitude mais benéfica e promissora a ser tomada.

Deste modo, nos reunimos num ato de afirmação das escolhas conduzidas pela lucidez: a UP-União Planetária, a Unipaz — Universidade da Paz, a URI — Iniciativa das Religiões Unidas, o Mogauma — Movimento Global de Autoconhecimento e Mútua-Ajuda, o Projeto Yoga em Brasília, o Projeto Picnik e a Embaixada da Paz, organização que tenho a honra de liderar.

Desde a alvorada do dia de hoje, estaremos concentrados na construção de um ato simbólico, aberto à participação de todos. As lideranças destas instituições e de outras igualmente empenhadas no cultivo de uma cultura de paz, comunicação não violenta, exercício da tolerância, harmonia, compaixão e fraternidade humana oferecerão palavras de inspiração ao público.

Se o leitor amigo quiser vir se unir a nós, será muito bem-vindo. Eu e meus parceiros de pacifismo estaremos no Estacionamento 10 do Parque da Cidade, onde fica o Busto do Mahatma Gandhi.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação