Moda

Botas voltam a brilhar

Com a chegada do inverno, é hora de deixar os pés quentinhos, mas sem perder o estilo. Preparamos um guia cheio de opções para ajudar na missão de escolher o par que mais combina com você

Por Luna Pontes*
postado em 05/06/2022 00:01
 (crédito: Arezzo/Reprodução)
(crédito: Arezzo/Reprodução)

Elas passam meses esquecidas no guarda-roupas deste país tropical, mas, finalmente,  chegou o momento de voltarem a brilhar. Com muita personalidade e conforto, as tendências para este inverno prometem agradar muitos estilos. Do romântico ao street style, existe uma bota ideal para cada personalidade.

As clássicas dão lugar às de solados tratorados, plataformas, brilhos e estampas metalizadas. Coturnos e as versões over the knee (acima do joelho), que já conquistaram seu lugar nas passarelas há algumas temporadas, também têm destaque.

Para as mais fashionistas, o diferencial desta temporada são os detalhes, que prometem ressignificar os modelos tradicionais — alguns nem tão tradicionais assim. Separamos sete modelos para você se inspirar e decidir qual é o ideal para lhe acompanhar nestes próximos dias friozinhos.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Plataforma

A cara dos anos 2000! A volta do salto de plataforma é fruto do caráter cíclico da moda e, desta vez, a Versace tem uma grande influência nisso. O icônico sapato da grife, de quase R$ 12 mil, foi visto nos pés das fashionistas, tornado-se um dos maiores objetos de desejo da última estação. 

Depois da popularidade do modelo, não foi apenas a Versace que se adequou ao desejo do público pela bota com salto de plataforma. Já é possível encontrá-la em quase todas as coleções de lojas de sapato espalhadas pelo mundo. As plataformas caem muito bem nos pés dos adeptos aos estilos sexy, urbano ou dramático.

Galocha

Aposta prática, confortável e eficiente, as galochas apareceram pela primeira vez no ano no desfile de inverno 2022 da Chanel e rapidamente conquistaram seu lugar em diversas coleções de grifes e fast fashion pelo mundo! Criadas na Inglaterra em 1817 como item de proteção para dias chuvosos, ocupam um posto muito fashionista em 2022.

Camila Ferreira (@estilocomcamila), consultora de imagem e estilo e estilista, dá algumas dicas de como combiná-las na hora de se vestir. Opte por peças mais informais quando for montar a composição com elas. Camila explica que, quando usada junto com elementos como jeans, meia-calça, saia, trench coat e vestido, deve ser colocada como protagonista, para que o look transmita mais harmonia.

Se o objetivo da produção for alongar a silhueta, a consultora sugere escolher uma calça ou meia calça do mesmo tom, trazendo mais equilíbrio à composição.

A nada clássica bota
de cano alto e salto fino

Cores, texturas, brilhos e estampas. Acabou o protagonismo do pretinho básico! É inegável a importância de uma bota preta que se encaixe em todas as combinações de look, mas 2022 pede cor! É a hora perfeita para misturas ousadas e divertidas. Após dois anos de pandemia, tendências como a dopamina fashion — referência ao hormônio da felicidade — sugerem que as produções coloridas e cheias de brilho influenciam no sentimento de alegria no geral. E ganham um espaço enorme no universo da moda — nunca foi tão necessário elevar o astral na hora de se vestir.

Do pastel ao neon, as botas coloridas vêm para compor o color block, complementar o look monocromático ou apenas para dar um ponto de cor no all black. Perfeitas para o dia e para a noite, há várias opções, uma para cada gosto. A estilista afirma que essa é a escolha perfeita para as pessoas de estilo mais criativo.

Para elas, vale investir em uma composição com cores complementares, tríade — três cores que estão equidistantes no círculo cromático —, ou até apostar em roupas mais neutras, colocando o sapato como a estrela do look!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Revista - Guia de botas - Bota de cano alto e salto fino
    Revista - Guia de botas - Bota de cano alto e salto fino Foto: reprodução/ nstagram @schutzoficial
  • Revista - Guia das botas - influenciadora Amanda Jayme usa um coturno
    Revista - Guia das botas - influenciadora Amanda Jayme usa um coturno Foto: Reprodução/Instagram@amandajayme
  • Revista - Guia das botas - influenciadora Marina Wilson usa um coturno
    Revista - Guia das botas - influenciadora Marina Wilson usa um coturno Foto: Reprodução/Instagram @marinawilson
  • Revista - Guia de botas - Galocha da Chanel FW 2022/23
    Revista - Guia de botas - Galocha da Chanel FW 2022/23 Foto: Chanel/Divulgação
  • Revista - Guia das botas - A influenciadora Thassia Naves com o modelo cowboy
    Revista - Guia das botas - A influenciadora Thassia Naves com o modelo cowboy Foto: Reprodução/Instagram @thassianaves
  • Revista - Guia das botas - A influenciadora Thassia Naves com o modelo cowboy
    Revista - Guia das botas - A influenciadora Thassia Naves com o modelo cowboy Foto: Reprodução/Instagram @thassianaves
  • Revista - Guia das botas - Modelo plataforma da Schutz
    Revista - Guia das botas - Modelo plataforma da Schutz Foto: Reprodução/Instagram @schutzoficialn
  • Revista - Guia das botas - A influenciadora Natália Cangueiro usa um modelo plataforma
    Revista - Guia das botas - A influenciadora Natália Cangueiro usa um modelo plataforma Foto: Reprodução/Instagram @nataliacangueiro
  • Revista - Guia das botas - Modelo over the knee
    Revista - Guia das botas - Modelo over the knee Foto: Reprodução/ Pinterest

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação