Coluna Próximo Capítulo

Temporada mais emotiva

Correio Braziliense
postado em 12/06/2022 00:01
 (crédito:  Globo/ Victor Pollak)
(crédito: Globo/ Victor Pollak)

Uma das séries mais fortes de produção da Globo/Globoplay, a médica Sob pressão chegou à 5ª temporada. Quatro episódios já estão liberados na plataforma de streaming. A cada quinta-feira, mais dois vão chegando. A ideia é que, desta vez, a produção, infelizmente, não chegue à tevê aberta, assim como, erroneamente, aconteceu com a segunda temporada da também ótima Segunda chamada. Coincidentemente ou não, são duas séries com forte pegada social.

A quinta temporada de Sob pressão é, sem dúvidas, a mais emotiva até agora. Convém separar os lenços e se preparar, pois lágrimas brotarão de olhos mais sensíveis. Não é que a crítica ao sistema de saúde pública do país tenha dado lugar à emoção. Ela continua lá, com a mesma contundência de sempre.

Mas nós estamos mais próximos dos dramas pessoais dos médicos que dão o sangue no Hospital Edith de Magalhães. Nos primeiros episódios, por exemplo, Evandro (Julio Andrade) retoma os laços com o pai, Heleno (Marco Nanini), depois de mais de 20 anos; e Décio (Bruno Garcia) tem que resolver se se muda do país para acompanhar o namorado, Kleber (Kelner Macedo), ou se eles terminam o namoro, já que Kleber descarta um relacionamento a distância. Outros dramas foram adiantados (calma! O spoiler não virá daqui) e anunciam que sofrimento é o que não faltará a nossos heróis de carne e osso.

E nem aos pacientes deles. Em meio aos problemas de saúde, eles enfrentam a precariedade da rede pública de saúde. Evandro e Carolina (Marjorie Estiano, ainda melhor no papel) têm que se virar para transformar instrumentos e atender todas as demandas. Parentes de doentes estão sempre prontos a protestar pelo direito deles de atendimento de qualidade.

Quem acompanha Sob pressão sabe que as participações especiais são um capítulo à parte. Logo na estreia, Lázaro Ramos brilha e emociona como os gêmeos Michel e Davi; Marco Nanini dá show com as várias faces de Heleno, paciente de Alzheimer; e Leonardo Bittencourt se firma como um bom nome da geração dele como o residente Paulo, que poderia se tornar um personagem fixo e oferecer contraponto a Charles (Pablo Sanábio, que cresce a cada temporada).

Sob pressão se faz cada vez mais necessária, seja para se emocionar, seja para abrir os olhos para problemas da saúde pública. Em especial, esta temporada serve para que olhemos para os médicos, que nesses dois anos tanto olharam por nós.

Liga

Ousada e necessária, a abertura do Jornal Nacional de terça-feira foi de arrepiar. Durante cerca de 40 segundos — muito tempo na TV —, os âncoras Renata Vasconcellos e Heraldo Pereira ficaram calados. Na tela, o recado em homenagem ao Dia Nacional da Liberdade de Imprensa: "O silêncio incomoda".

Desliga

O júri artístico do Dança dos famosos está ali para distribuir nota 10? Esse péssimo hábito só nivela por baixo as apresentações que realmente se destacam. Saudades, Preta Gil!

FIQUE DE OLHO

Terça-feira, a Netflix estreia a série documental Jennifer Lopez: Halftime

No dia seguinte, Bruna Marquezine é a estrela de Maldivas, também na Netflix

A comédia romântica Amor e anarquia chega à 2ª temporada na quinta-feira.

Entre as estreias de sexta, destaque para Jerry & Marge go large, com Bryan Cranston, no Paramount

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação