Bichos

Quer cuidar mas não pode adotar? Descubra como ajudar pets abandonados

Se não puder levar um filhote para sua casa, é possível ajudar os voluntários de ongs e abrigos doando ração, medicamentos e até seu tempo, oferecendo amor e carinho

por Ailim Cabral
postado em 19/06/2022 08:00
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Apesar do amor, não é todo apaixonado por animais que pode ter um pet. Além do trabalho para cuidar, é necessário ter tempo disponível e um espaço que acolha o cachorro ou gato. Limitações por parte de condomínios, alergias de algum dos moradores da casa e até mesmo um irmão ou parceiro que não seja fã ou tenha medo dos peludinhos podem ser alguns dos outros obstáculos.

A impossibilidade de adotar, independentemente do motivo, não precisa ser impeditiva na hora de ajudar e oferecer amor ou carinho. Existem diversas maneiras de ajudar os animais que precisam. E não tenha dúvidas: a necessidade é enorme.

Ana Paula Vasconcelos, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/DF, menciona que o aumento no preço da ração, a inflação e a queda do poder aquisitivo das pessoas afetaram muito os abrigos da cidade.

Com o orçamento mais apertado, alguns precisaram abrir mão das doações que costumavam fazer. O abandono de animais, muitos deles adotados no início da pandemia, dificultou ainda mais a situação, e os voluntários enfrentam dificuldades para alimentar todos os resgatados. A falta de ração soma-se à superlotação e à escassez de remédios e medicamentos contra carrapatos e leishmaniose.

A Sandra é uma das assistidas do Toca Segura. Ela tem três meses, está vacinada, vermifugada e tem castração garantida
A Sandra é uma das assistidas do Toca Segura. Ela tem três meses, está vacinada, vermifugada e tem castração garantida (foto: Toca Segura/Reprodução)

Doe seu tempo

Quem deseja ajudar, mas não consegue mexer no orçamento também tem opções. Ana Paula ressalta que o tempo está entre as principais doações necessárias nos abrigos. É possível se voluntariar uma vez por semana, ou por mês, para participar do banho dos pets ou da limpeza dos estabelecimentos. "E, claro, doar amor e atenção, que são tão necessários quanto o resto. Esses animais são muito carentes e receber um pouco de carinho faz toda a diferença em uma vida que pode ser tão triste", afirma a protetora.

A companhia também é parte importante do trabalho no Toca Segura. Lá, os cães mais ariscos ou com dificuldade para se relacionar com humanos ou outros animais recebem sessões especiais de carinho e música. Monique de Souza Pires, protetora animal e responsável pelo local, explica que o auxílio sempre pode ir além e, na maioria das vezes, precisa de boa-vontade mais do que qualquer outra coisa. "O simples ato de compartilhar um post nosso ou de outros abrigos nas redes sociais já é uma grande ajuda. Ajudar nas feirinhas de adoção e até dar caronas solidárias faz toda diferença", afirma.

Esmeralda é uma das protegidas do Abrigo do Acolhimento há três. Enquanto espera um lar, vive das doações
Esmeralda é uma das protegidas do Abrigo do Acolhimento há três. Enquanto espera um lar, vive das doações (foto: Abrigo do Acolhimento/Divulgação)

Ela acrescenta que a maioria dos abrigos fica um pouco mais distante e há uma grande dificuldade em transportar os animais para as feiras de adoção e ao veterinário. Monique ressalta também o que chama de "cão ou gato comunitário", que é ajudar os animais de rua perto de casa ou do trabalho. Pode ser oferecendo carinho, água ou comida.

Fotógrafos que possam ir até os abrigos e fazer fotos dos animais para ajudar na adoção também são muito necessários. Uma foto encantadora pode ser o bilhete premiado para que um pet encontre uma família. No caso dos lares temporários, existem os que duram cerca de 10 dias. Os animais são resgatados, castrados e se recuperam na casa de um voluntário antes de voltarem para os abrigos ou para as ruas.

 Lírio tem dois meses, foi acolhida pelo Adote Petz e pode se transformar no amor da sua vida. Ela está na Petz do Setor de Indústrias Gráficas
Lírio tem dois meses, foi acolhida pelo Adote Petz e pode se transformar no amor da sua vida. Ela está na Petz do Setor de Indústrias Gráficas (foto: Petz/Reprodução)

Monique completa que, além da sociedade civil, as empresas podem ter papel essencial. "No transporte de doações, transformando suas lojas em pontos de coleta, nos doando produtos de limpeza e ração ou alimentos perto do vencimento. Tudo isso faz parte", completa.

Existem também iniciativas que permitem a ajuda sem um grande peso nos bolsos. Em diversas lojas de artigos animais, como a Petz, a Petlove e a Cobasi, é possível comprar o que seu pet precisa e doar para abrigos parceiros.

Cristal é uma cadelinhas ajudada pelo projeto Adote Petz, tem cerca de 6 meses e está disponível para adoção na loja da rede localizada na W3 Norte
Cristal é uma cadelinhas ajudada pelo projeto Adote Petz, tem cerca de 6 meses e está disponível para adoção na loja da rede localizada na W3 Norte (foto: Petz/Reprodução)

E vale ficar de olho nos sites das lojas e abrigos em sua cidade. Em diferentes épocas do ano, são lançadas campanhas sazonais, nas quais os pets abandonados recebem a mesma quantia de ração comprada sem custo para o cliente.

Confira algumas ações

Diversas organizações e abrigos têm lojinhas próprias onde fazem bazares, rifas e comercializam produtos doados ou mesmo criados por voluntários.

No DF


•1º Arraiá Pet Solidário
Os brasilienses poderão curtir uma festa junina e, ao mesmo tempo, ajudar quem precisa! Com comidas típicas, forró e quadrilha, todo o lucro do evento será revertido para o cuidado com os animais. Idealizada por 15 ONGs de proteção animal, a festa conta também com o apoio de patrocinadores.
Onde: CRENW 3 — Setor Noroeste —
Perto do posto de gasolina da quadra 311
Quando: 25 de junho, das 18h às 23h

14/6/2022 - Revista do Correio - Matéria sobre como ajudar os animais abandonados no DF
14/6/2022 - Revista do Correio - Matéria sobre como ajudar os animais abandonados no DF (foto: Instagram/Reprodução)


Gatil Luz Violeta
No gatil, que abriga mais de 300 cães e gatos, é possível se tornar padrinho ou madrinha por meio de doações mensais. A organização também tem, periodicamente, rifas, sorteios e parcerias.

Abrigo do Acolhimento
O abrigo, localizado na Cidade Ocidental, está rifando um kit completo com perfumes, hidratantes e produtos de beleza. O valor será todo revertido para compra de ração e gastos com os pets.


ONG Eu Amo Eu Cuido
A organização vende camisetas e todo o lucro é revertido para os pets.


Nacional


•A loja da Ampara, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, tem diversos produtos, como camisetas, pochetes e chapéus, e parte do lucro é revertido para a causa animal.

•O NuBank e a Zee.Dog criaram um cartão de borracha para os pets morderem à vontade e todo o lucro obtido com a venda do brinquedo é destinado para a ONG Amigos de São Francisco.


•Por meio do aplicativo Zee.Now é possível comprar rações, remédios e todos os itens para o seu pet. Usando o código ASF na primeira compra você ganha R$ 25 de desconto e a ONG Amigos de São Francisco recebe o mesmo valor de crédito no app, que pode ser usado para comprar remédios e ração para os pets à espera de adoção.


•A loja Amore Mio Moda Pet faz camas artesanais para cães e gatos. A cada uma comprada, outra é doada para ONGs parceiras.


•A Editora Mol, que tem publicações disponíveis para compra nas lojas físicas e on-line da Petz, destina parte do lucro para diversas causas, entre elas, a animal.


•A ONG Movimento Arredondar apoia outras organizações, coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos de compras. O projeto Adote Petz recebe parte dessas doações e oferece um lar seguro para animais abandonados, passando por apoio em resgate, castração e reabilitação de cães e gatos. Ao comprar na rede Petz, todos os centavos que o cliente optar por arredondar no valor da compra vai para o projeto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • A Sandra é uma das assistidas do Toca Segura. Ela tem três meses, está vacinada, vermifugada e tem castração garantida
    A Sandra é uma das assistidas do Toca Segura. Ela tem três meses, está vacinada, vermifugada e tem castração garantida Foto: Toca Segura/Reprodução
  • Cristal é uma cadelinhas ajudada pelo projeto Adote Petz, tem cerca de 6 meses e está disponível para adoção na loja da rede localizada na W3 Norte
    Cristal é uma cadelinhas ajudada pelo projeto Adote Petz, tem cerca de 6 meses e está disponível para adoção na loja da rede localizada na W3 Norte Foto: Petz/Reprodução
  •  Lírio tem dois meses, foi acolhida pelo Adote Petz e pode se transformar no amor da sua vida. Ela está na Petz do Setor de Indústrias Gráficas
    Lírio tem dois meses, foi acolhida pelo Adote Petz e pode se transformar no amor da sua vida. Ela está na Petz do Setor de Indústrias Gráficas Foto: Petz/Reprodução
  • Esmeralda é uma das protegidas do Abrigo do Acolhimento há três. Enquanto espera um lar, vive das doações
    Esmeralda é uma das protegidas do Abrigo do Acolhimento há três. Enquanto espera um lar, vive das doações Foto: Abrigo do Acolhimento/Divulgação
  • 14/6/2022 - Revista do Correio - Matéria sobre como ajudar os animais abandonados no DF
    14/6/2022 - Revista do Correio - Matéria sobre como ajudar os animais abandonados no DF Foto: Instagram/Reprodução
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação