Que tal participar de um grupo que se interessa em redesenhar a presença humana no planeta? Esse é o tema do seminário on-line que será facilitado pela educadora e designer em sustentabilidade May East, no próximo dia 23 de julho, na Unipaz.
A atividade integra a Jornada e Saberes da Mãe Terra do Programa Jardineiros da Terra. Nesse encontro, serão exploradas as formas como as atitudes de designers regenerativos podem elevar nossa contribuição para que os sistemas vivos — sociais e bióticos — se tornem agentes de nossa evolução contínua. Minha cabeça ferveu em pensar que algo dessa magnitude estará sendo feito aqui, tão perto de nós, meros mortais, que vivem na capital federal.
Pensar num contexto em que o diálogo com todo o universo natural é intencionalmente estabelecido, preparando o caminho para redesenharmos nossa presença no mundo?
QUERO! May East acredita que "o destino da humanidade e da biosfera vai ser decidido nas grandes cidades". Com essa convicção, ela conheceu o projeto Cidades em Transição (Transition Towns) e partiu para sua sede em Totnes, na Inglaterra, para fazer um treinamento que dissemina metodologias sociais que podem ser replicadas em diferentes bairros do mundo.
"Hoje, 51% da humanidade mora nas cidades, que cobrem apenas 2% da superfície terrestre e consomem 75% dos recursos naturais. As cidades são 'glutonas': pegam recursos naturais, comida e nutrientes e soltam poluição, lixo, etc. E lixo é coisa certa no lugar errado. O que a gente faz é ensinar os estudantes a arredondar esse processo."
Design regenerativo: redesenhando a presença humana no planeta será realizado no sábado, 23 de julho, das 10h às 12h e das 14h às 16h (horário de Brasília), ao vivo, pelo Zoom da Unipaz. Para mais informações, clique no link: https://www.sympla.com.br/jardineiros-da-terra---design-regenerativo-redesenhando-a-presenca-humana-no-planeta__1615164.
Tipo de programa para quem está à frente de seu tempo... Recomendo!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.