CASA

Inspire-se em quartos de séries e filmes para montar o seu dormitório

Como dormitórios icônicos de séries e filmes podem inspirar a decoração do ambiente em seu lar

Letícia Mouhamad*
postado em 21/08/2022 07:54 / atualizado em 21/08/2022 14:14
 (crédito: Reprodução: Jeunet, 2001, França e Alemanha)
(crédito: Reprodução: Jeunet, 2001, França e Alemanha)

Ser adolescente e idealizar ter um quarto de cinema, com pôsteres na parede, cores e — por que não? — uma certa bagunça, fez parte dos planos de muita gente. Afinal, é neste cômodo que a nossa identidade e o que gostamos pode se manifestar. Não à toa, as inspirações no Pinterest e os tutoriais de decoração no YouTube são visualizados e reproduzidos aos montes.

E engana-se quem pensa que dormitórios estilizados, influenciados por quartos icônicos de filmes e de séries, se restringem ao público jovem. Há recomendações para todos os públicos. Pensando nisso, a Revista conversou com Stephanie Souza, arquiteta e urbanista da Silaba Arquitetura, e Rosane Martinez, influenciadora digital e arquiteta da EXXP STUDIO, para mostrar inspirações de encher os olhos e para todos os gostos.

2001 — Uma Odisseia no Espaço (1968)

2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968)
2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968) (foto: Reprodução/2001: uma odisseia no espaço)

O quarto branco para onde Bowman (Keir Dullea) é levado foi descrito pelo cineasta Stanley Kubrick como “uma réplica imprecisa da arquitetura francesa”. Por conta desta carga imagética, o ambiente traz muitas referências ao estilo clássico arquitetônico, derivado do período clássico nascido na civilização greco-romana.

Para colocar em prática: molduras, lustres e boiseries, além de cabeceiras e mobílias neste estilo.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)

As cores presentes no longa estão nas pinturas de Juarez Machado (artista e designer brasileiro, fonte de inspiração do filme). A mistura de cores opostas, saturações intensas e texturas são, segundo o diretor, a
busca por uma estética feliz e ingênua. O uso de luzes indiretas, difusas e de cor quente também contribui para criar essa ambientação.

No quarto de Amélie, especificamente, há uma forte simetria, marcada pelo eixo central da cama, que divide dois mundos: real e onírico. São metades complementares e equilibradas e, para Stephanie Souza, “uma abordagem particular do início ao fim”. O contraste colabora também para a divisão desse universo em romântico e introspectivo, conforme pontua Rosane Martinez. Com boas escolhas, difere-se da estética kitsch, que preza pelo exagero e objetos considerados cafonas.

Para colocar em prática: utilize objetos de alto valor emocional, cores saturadas, obras de arte e arandelas/abajures.

Blade Runner (1982)

Blade Runner (1982)
Blade Runner (1982) (foto: Reprodução/Blade Runner)

O apartamento de Rick Deckard (Harrison Ford) se encontra em uma cidade sinistra, repleta de arranhacéus decadentes corroídos por uma incessante chuva ácida e assolada pela superpopulação. “Neste contexto, a estética cyberpunk/futurista-retro permeia toda a fotografia do filme. O apê de Deckard foi livremente inspirado na Ennis House, construída em 1924, por Frank Lloyd Wright, que resultou em uma estilo maia/milenar/monumental, mas também apocalíptica/cyberpunk”, explica Stephanie Souza.

Para colocar em prática: uso de máquinas antigas como decoração, móveis extremamente modernos e futuristas, uso de luz indireta, letreiros de neon e revestimentos tridimensionais nas paredes e no teto.

Os Mistérios de Miss Fisher (2012 — 2015)

Ambientada nos anos 1920, a série explora a estética art nouveau/art Déco. Esta última preza pelo uso de muitas cores, texturas e estampas florais, além de valorizar as formas geométricas. Já o art nouveau faz muitas referências à natureza e sua organicidade presente nas folhagens, nos animais.

Para colocar em prática: quadros com molduras rebuscadas, o uso do dourado, camadas têxteis nas cortinas e roupas de cama.

Sex and the City (1998 — 2004)

  • Sex and the City (1998 - 2004) Reprodução: Sex and the city
  • Quadros e almofadas em excesso, como no quarto da personagem Carrie, de Sex and the City Reprodução: Westwing
  • Sex and the City (1998 - 2004) Reprodução: Sex and the city

Conforto e personalidade são marcas registradas do quarto de Carrie (Sarah Jessica Parker), que conta com um estilo mais moderno, linhas retas e tons neutros, com exceção da parede, em forte tom azul. E o que falar do closet da personagem? Que tal colocá-lo em prática no seu quarto e, de quebra, dar uma cara nova para aquele armário sem vida? Rosane lembra que a inspiração saiu das telas e se transformou em um espaço real, com possibilidade de locação.

Para colocar em prática: no quarto, opte por quadros decorativos e muitas almofadas na cama; para o closet, escolha um guarda-roupa, remova as portas e capriche na pintura com sua cor preferida.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação