BICHOS

Pets influenciadores: gatos, cães e galinhas fazem sucesso na internet

Cães, gatos e até galinha se tornam celebridades na internet, depois que tutores criaram perfis divertidos e cheios de informação

Carolina Marcusse*
postado em 25/09/2022 07:31
 (crédito:  PetBookBrasilia)
(crédito: PetBookBrasilia)

Vídeos de animais fofos brincando ou usando fantasias são conteúdos populares que qualquer usuário de internet já se deparou, mesmo que não intencionalmente. Nos últimos anos, não só os vídeos divertidos caíram nas graças do internauta, mas também perfis, nas redes sociais, fazendo deles verdadeiros influencers do mundo pet.

Celebridades das redes sociais, os influenciadores, muitas vezes, tornam-se garotos-propaganda de marcas famosas. Nesse contexto, os "pet influencers" têm se tornado a meta de muitos tutores para fazer uma renda extra. "Outro fator importante a se observar é que o mercado de pet esteve em ascensão em 2021 e deve continuar crescendo", afirma Davi Beorlegui, estrategista de conteúdo.

Além de ter sido um dos ramos que não sofreram tanto com a pandemia, os conteúdos e artigos para animais de estimação estão relacionados a trazer uma leveza em meio à rotina pesada. "Essas contas tendem a ter um ar mais descontraído e engraçado do que as de pessoas, por exemplo, e isso atrai um público muito grande. O resultado a gente já sabe: muitos likes, seguidores e muita risada, é claro", completa Beorlegui.

Presença nas redes

Ao terminar um dia de expediente, pode ser mais interessante para as pessoas consumirem e compartilharem um vídeo de cachorro do que consumirem assuntos sérios sobre política, por exemplo. Mesmo sabendo disso, Laryssa Provensi ficou surpresa ao ver o perfil de seu cão da raça galgo italiano crescer da noite pro dia. A farmacêutica e fotógrafa publicou um vídeo com o título "Cresça comigo e com o meu melhor amigo", que contava, em imagens, os seis primeiros meses de convivência do filho dela, Thomas, e o cão Magno (@magnogalgo).

O vídeo curto, publicado inicialmente no Tik Tok, viralizou e ultrapassou a marca de 15 milhões de visualizações, recebendo um retorno gigantesco na plataforma. Diversas figuras públicas, como Lucas Rangel, Vittor Fernando e a cantora Pocah, comentaram no post. "Não me inspirei em nenhum vídeo para produzir esse. Só juntei alguns vídeos do convívio deles, natural mesmo, e fiz um em comemoração aos 6 meses juntos, porque era algo comum pra gente. Não sabia que ia chamar tanta atenção", relata Laryssa.

Desde o primeiro dia de Magno, o galgo, em casa, ela já registrava alguns momentos e compartilhava com amigos próximos e familiares, não visava ter um perfil conhecido ou tinha qualquer expectativa nesse sentido. Com o alcance do primeiro vídeo viral, recebeu um retorno muito positivo de pessoas que não conhecia, que a motivaram a continuar publicando. "Recebi mensagens positivas de pessoas dizendo que estavam com depressão e, só de ver o vídeo deles juntos, ajudava. Também de mães se inspirando a criar os filhos com animais."

Naturais de Anápolis, em Goiás, chegaram a ser reconhecidos nas ruas da cidade e fora dela também. A mãe conta que Thomas e Magno são mimados por onde passam e receberam muito afeto. "Eles amam e aproveitam muito esse carinho", completa. Além disso, o galgo já recebeu itens como ração e brinquedos para fazer divulgação. Laryssa vê com bons olhos, pois o cão se diverte no processo e ainda ganha benefícios.

Apesar de números expressivos, como 111 mil seguidores no Instagram e 754 mil no Tik Tok, a farmacêutica não tem por objetivo receber retorno comercial com o perfil. Apaixonados por animais, mãe e filho utilizam de sua visibilidade para realizar resgates e adoções. "Há cerca de um ano, eu e Thomas cuidamos de alguns animais de rua: resgatamos, castramos e conseguimos adoção", conta. Mesmo com o pouco tempo de atuação, já impactaram a vida de mais de 50 filhotes e 20 adultos e não pretendem parar com o projeto.

No momento, Laryssa pretende fazer um pequeno período de resguardo, pois está no nono mês de gravidez do segundo filho, que também crescerá cercado de animais. Ela reforça que não será o fim dos resgates ou dos vídeos divertidos nas redes, apenas em outro ritmo pelos próximos meses.

Galinha celebridade

Nugget, como é conhecida a galinha motociclista de Paulo Leite e Raquel Angel, viralizou nas redes sociais após ser vista passeando em um shopping do DF. O que mais chamou a atenção do público foi ver um animal de estimação inusitado circulando com naturalidade. No entanto, a ave já estava presente nas redes antes de se tornar celebridade. Na época, o perfil tinha mais de seis mil seguidores e mostrava seu dia a dia.

Muitas pessoas têm curiosidade em entender como é ter uma galinha fora do ambiente de fazendas e granjas e, na maior parte das vezes, nem entendem de que forma é possível cuidar e conviver com um bicho do tipo. Paulo Leite afirma que seus animais de estimação são como filhos. Além da famosa galinha Nugget, adotou Mel, cadela de quatro anos, e adquiriu, recentemente, Coxinha, filhote de galinha de apenas três meses.

"São como filhos que cuidamos muito bem, e eles também cuidam muito bem da gente, nos trazendo alegria todos os dias", afirma. A história das aves na vida do casal começou porque Raquel tinha medo de galinhas e o marido percebeu que a fobia só crescia e estava passando para outras aves. O garçom conta que, como as aves filhotes são fofas e delicadas, seria uma forma de acostumar a companheira com a presença dos bichos.

O que no início foi um choque para Raquel, aos poucos foi, de fato, ajudando com o medo. Para a família de ambos também foi uma surpresa que se transformou em carinho e acolhimento. "No início, todos olharam meio estranho, mas depois viram que não é diferente de um cachorro ou gato, que é um animal de estimação, e a gente iria se dedicar a cuidar dele", relembram. Hoje, se Nugget não está presente em um almoço de família, os parentes reclamam da falta.

Motociclismo

Como já levavam a galinha para espaços como bares, shoppings e quaisquer reuniões familiares, o mais lógico para Paulo foi adaptá-la para andar de moto, já que era uma de suas grandes paixões. O garçom conta que começou aos poucos, sem forçá-la ou feri-la. "Um dia, eu apresentei a moto para ela; no outro, a gente começou a dar umas voltas dentro da garagem; no terceiro dia, ela já estava adaptada, afinal galinhas, em geral, são bem inteligentes."

Apesar dos vários fatos curiosos que cercam a vida do casal e seus animais de estimação inusitados, eles contam que demorou para criarem um perfil para a galinha por receio de críticas, que já recebiam na rua. Por isso, a entrada nas redes foi aos poucos, começando nos perfis pessoais e, de vez em quando, no da empresa de Paulo.

Ao perceber que as pessoas pediam para que ele postasse mais da rotina e personalidade da ave, criou o perfil, que hoje conta com quase 15 mil seguidores no Instagram (@nuggetoficial). A melhor parte da presença nas mídias digitais, para eles, é o contato com pessoas que também criam galinhas como companheiras, além de poder trazer informações sobre como é de verdade ter um bicho do tipo, incentivando a compra e adoção consciente.

O casal garante que se trata de um animal muito tranquilo de lidar, já que não faz barulho, bagunça, não tem cheiro ruim e se alimenta de uma ração mais barata e em menor quantidade que cachorros, por exemplo. Além disso, Paulo conta que são animais muito afetuosos e apegados. "As galinhas são animais de bando, então a Nugget adotou a gente como parte da família dela, nós somos o bando dela."

Como planos para o futuro, pretendem continuar compartilhando a vida para seus milhares de seguidores e introduzir a galinha filhote, Coxinha, às redes sociais, à medida que a nova integrante da família vai se adaptando aos outros animais da casa e ao novo lar. Por causa da burocracia relacionada a viagens, não pretendem ir muito longe com as "filhas", mas sonham em um dia poder levá-las à praia.

Paulistinhas

Com mais de 700 mil seguidores nas mídias, os paulistinhas (@ospaulistinhas), como são conhecidos na internet, Dingo e Cacau, são cães da raça fox paulistinhas da tutora Carolina Botelho, influencer e empresária. Apesar de atualmente ter uma gigante visibilidade, Carol não começou o perfil com tal objetivo. "Fiz a página com o intuito de montar um álbum de fotos deles, de maneira que pudesse acompanhar todo o crescimento e deixar tudo registrado no Instagram", recorda.

Aos poucos foi crescendo e expandindo o conteúdo para outras redes, como o YouTube e o Tik Tok, com diferentes formatos para cada aplicativo. No entanto, foi somente na fase mais crítica da covid-19 que a empresária passou a se dedicar mais ao perfil e profissionalizá-lo. Na época, estava passando um período com os cães na fazenda e, além de produzir materiais, correu atrás de parcerias e começou a perceber um crescimento expressivo, tanto no perfil dos cachorros quanto em seu pessoal.

Carol conta que fica feliz de compartilhar a rotina com os seguidores e dar dicas que facilitam a vida de outros tutores, como passatempos para os pets e cuidados com a saúde, que contribuem para conscientização. "Nada melhor do que poder compartilhar conhecimento, ou seja, agregar valor a quem nos segue por meio de verdades", afirma.

A empresária conta que, mesmo com a exposição e cobrança nas redes, respeita os limites dos dois cachorros, sem forçá-los a nada. Ela relata que a pior parte é não conseguir ver todas as mensagens e interagir com todo o público, já que hoje recebem muitas mensagens e se torna inviável responder ao número total de directs e comentários. Para o futuro, não pretende ter mais cães além da dupla, mas tem vários projetos sendo produzidos, inclusive voltados para o público infantil.

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação