Encontro com o chef

Cheesecake e poesia: empresário troca SP por Brasília e investe na confeitaria

Empresário paulistano se apaixona por escritora brasiliense, muda-se para a capital e começa a investir em outro amor: a gastronomia

Como a maioria dos amantes da gastronomia, Danilo Cancian descobriu a paixão pelas panelas ainda na infância, influenciado pelo avô e pela avó, descendentes de italianos, e pela mãe — três exímios cozinheiros, que sempre celebraram a vida em torno da mesa. Ainda muito jovem, o paulistano começou a se arriscar entre uma receita e outra. Logo ganhou fama entre os amigos e os próprios parentes.

"Meus avós tiveram 10 filhos e sempre gostaram de reunir a família. Meu avô era roceiro e, quando decidia fazer uma feijoada, por exemplo, levava o porco até o açougueiro para ser abatido e destrinchado. As geleias também eram preparadas com frutas do próprio sítio", relembra. E é essa memória afetiva que Danilo busca resgatar quando vai para a cozinha.

Mas há até bem pouco tempo, a gastronomia era apenas um hobby na vida do paulistano. Ele se formou em administração de empresas, abriu uma empresa de confecção em São Paulo, onde morava, e, paralelamente, passou a se dedicar cada vez mais às pesquisas culinárias. "Lia livros, assistia a programas na TV a cabo e tentava reproduzir as receitas", lembra.

Além das panelas, Danilo nutre outra paixão: a poesia. E foi assim que, em 2018, descobriu a página @jubyflor, no Instagram, na qual Juliene Botelho compartilha os versos que escreve. Ele se encantou pelo trabalho da brasiliense, começou a curtir e comentar as postagens. Em pouco tempo, a troca de mensagens passou para o direct e, quando perceberam, estavam envolvidos, tanto que a servidora pública viajou a São Paulo para conhecer o empresário pessoalmente. "Foi paixão à primeira leitura", brinca.

A relação se intensificou e eles perceberam que não dava mais para viver na ponte aérea. Em dezembro de 2020, Danilo se mudou para Brasília atrás de suas duas paixões: Juliene e a gastronomia. "Ela disse que aqui tinha uma excelente faculdade de gastronomia e deu a maior força para eu me matricular." Assim, no segundo semestre de 2021, Danilo começou o curso e teve a certeza de que aquela era a profissão que queria seguir.

Saiba Mais

Descobrindo a confeitaria

O paulistano lembra que sempre gostou de cozinhar pratos salgados, mas, surpreendentemente, encontrou-se na disciplina de confeitaria. E começou a fazer testes em casa. Os cobaias, claro, eram a família de Juliene, que passou a ser sua também. Em um almoço de domingo, ele decidiu preparar um tiramissu, sua sobremesa preferida, e uma cheesecake de frutas vermelhas. "Todos gostaram do tiramissu, mas se apaixonaram mesmo pela cheesecake e foram logo avisando que ela teria que estar presente na ceia de Natal."

Na festa, com a casa cheia, o sucesso se repetiu e todos foram unânimes: Danilo precisava comercializar a tradicional torta. Ele achou que ainda havia espaço para aprimorar a receita e, durante cinco meses, fez vários experimentos até ficar plenamente satisfeito com o resultado. O diferencial, conta, está na massa. O biscoito maisena — ou bolacha, como fala o paulista — é preparado por ele, que também usa licor, mel e leite.

Danilo também queria fugir do tradicional recheio de frutas vermelhas. Ela seria uma opção, claro, mas haveria outras, como a de goiabada cascão, compota de laranjinha kinkan, caramelo salgado, frutas e flores comestíveis, lemon curd… A esposa e as cunhadas começaram a levar as tortas para o trabalho e, no boca a boca, ganharam fama. Com a ajuda de Juliene, criou uma página no Instagram para comercializar as delícias e, assim, nascia a Cozendo, um projeto que deve ser ampliado.

As cheesecakes são feitas sob encomenda com, ao menos, um dia de antecedência, pois precisam esfriar em temperatura ambiente e ficar, no mínimo, oito horas na geladeira. E, aos poucos, o confeiteiro tem se arriscado em outras receitas, como a cheesecake com base de brownie e o cheesecake basco, cuja receita ele compartilha com os leitores da Revista. O segredo deste bolo, também conhecido como tarta de queso na Espanha, é ser assado envolto em papel-manteiga, que precisa tostar um pouco.

Os experimentos continuam até porque os planos de Danilo e Juliene incluem a abertura de um espaço gastronômico. "Será como uma extensão da casa das pessoas, onde elas possam se acomodar, fazer uma leitura e, claro, degustar nossas delícias. Eu adoro cozinhar e ela ama receber, inclusive, já fez curso de mesa posta", detalha. O local, no Jardim Botânico, já está em reforma e a ideia é que abra as portas no primeiro semestre de 2023, quando Danilo conclui a faculdade.

O espaço não se restringirá aos doces. "As cheesecakes foram apenas o início de tudo. Vamos fazer muito mais", planeja. Os pães e as massas, grandes paixões de Danilo, certamente entrarão no cardápio. "A gastronomia não é uma paixão, é amor mesmo. Na cozinha, eu me realizo, me acho, sou quem eu sou. É a arte onde me encontrei."

Cheesecake Basco

Sibele Negromonte/CB/D.A.Press - Receita de cheescake baco, de Danilo Cancian

Ingredientes

1kg de cream cheese
350g de açúcar
3g de sal
5 ovos
500g de creme de leite fresco
30g de farinha de trigo
Papel-manteiga
Manteiga
Assadeira de fundo removível de 25cm de diâmetro

Modo de fazer

Unte a forma com manteiga e forre-a com papelmanteiga, deixando as abas do papel para
fora da forma.
Na batedeira, bata o cream cheese com o açúcar, utilizando a raquete.
Depois de misturar bem, acrescente os ovos um a um.
Adicione o creme de leite e, por último, a farinha para dar estrutura à massa.
Coloque na forma e asse em forno pré-aquecido a 200ºC por uma hora ou até que fique bem queimadinho em cima e nas laterais.

Serviço

@co.zendo