Saúde

A suspensão da menstruação, com orientação médica, pode ser saudável

Suspender o fluxo pode ser uma opção para as mulheres que se sentem incapacitadas durante esses dias, mas demanda orientações adequadas de um especialista

Letícia Mouhamad*
postado em 04/12/2022 07:00
 (crédito:  Antonio Diaz/Freepik)
(crédito: Antonio Diaz/Freepik)

A discussão em torno da menstruação, tema historicamente considerado tabu e, por vezes, tido como sinônimo de impureza ou fragilidade, tem ganhado corpo com as novas gerações, que visam democratizar diferentes métodos de lidar com o fluxo. Tais avanços, inclusive, abarcam também formas de cessar o sangramento mensal, tão particular a cada mulher.


Nesse sentido, vale considerar que, por razões diversas, esse período pode ser incapacitante e suspendê-lo significa ter melhor qualidade de vida. Além disso, existem condições de saúde nas quais é imprescindível parar de menstruar, como a endometriose, a adenomiose e o transtorno disfórico pré-menstrual, conforme explica Marina Almeida, ginecologista e coordenadora de Laparoscopia Ginecológica do Hospital Santa Lúcia.


Para além das técnicas temporárias, que incluem os contraceptivos orais e injetáveis, o DIU e os implantes subcutâneos, há maneiras definitivas de interromper o fluxo. Trata-se da histerectomia (retirada do útero) e da ablação (cauterização do endométrio), comumente consideradas quando situações graves — câncer no útero ou grandes perdas de sangue — interferem no bem-estar feminino.


E para as mulheres que recorrem a receitas caseiras ou a remédios com outras prescrições com o fim de cessar a menstruação imediatamente, Almeida deixa o alerta: “Toda medida não regulada é arriscada. Afinal, a quem vamos responsabilizar caso haja complicações? Como tratamos os efeitos de substâncias que não sabemos sobre as quantidades e os efeitos? Sugiro consultar um médico antes de usar qualquer método”. 

(foto: Valdo Virgo)

Possibilidades e precauções

As alternativas para interromper, de forma segura, a menstruação são muitas, mas cada uma exige cuidados diferentes, assim como apresenta efeitos colaterais. Lauriene Pereira, ginecologista e obstetra na Unna Vitta, cita alguns métodos e lembra que nenhum suspende o fluxo total e definitivamente, dado que sempre podem ocorrer escapes.

1. Contraceptivos orais

A pílula funciona estabilizando o ciclo hormonal, afinando o endométrio e tornando o ciclo menstrual estável. Existem dois tipos: o anticoncepcional de uso contínuo — método mais comum, no qual há a combinação dos hormônios estrogênio e progesterona — e o anticoncepcional que contém apenas progestogênio, prescrito, normalmente, para lactantes e pacientes em idade avançada. Este último, por não conter estrogênio, não aumenta o risco de trombose nem AVC. Ambos devem ser usados de modo contínuo. Normalmente vêm em 28 ou 30 comprimidos e o efeito colateral mais comum é o sangramento de escape.

PHILIPPE HUGUEN
PHILIPPE HUGUEN (foto: PHILIPPE HUGUEN)


2. Anticoncepcionais injetáveis

Possuem progesterona e são injetados a cada 90 dias. É uma das técnicas que mais causa amenorreia, isto é, a ausência da menstruação. Pode ter como implicações inchaço, mastalgia (dor nas mamas), retenção de líquido, dor de cabeça, além da suspensão poder ultrapassar seu tempo de ação, fazendo com que a mulher fique até seis meses sem menstruar. Trata-se, por esse último fator, de um procedimento bastante imprevisível. Para a especialista, é um “método obsoleto e pouco utilizado”.


3. DIU de levonorgestrel

Pequeno objeto de plástico em formato de T inserido no útero para atuar como contraceptivo. Age de forma semelhante às pílulas, mas nem sempre impede a ovulação. Afina o endométrio, mas não interfere tanto no ciclo hormonal. Assim, a mulher tem as variações do ciclo, pode ovular, mas, como o endométrio fica fino, a menstruação é interrompida. Tem duração de cinco anos. Retenção de líquido, dores de cabeça, pele mais oleosa e acne são alguns dos efeitos esperados.

O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo
O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo (foto: Reprodução/Internet)

4. Implantes contraceptivos subcutâneos

O implante de etonogestrel é, atualmente, a técnica mais usada e sua eficácia, como contraceptivo, gira em torno de 99,8%. Entre as vantagens estão o fato de não sair do lugar nem necessitar de um acompanhamento via ultrassom. A duração é de três anos e a taxa de amenorreia é cerca de 30%, tornando sua adesão menor quando para esta finalidade. Entre os efeitos colaterais, pode-se citar: oleosidade na pele e aumento da acne, queda de cabelo, retenção de líquido e maior probabilidade de escapes.


Palavra do especialista

Por que muitas mulheres optam por cessar a menstruação?

Muitas mulheres optam pela interrupção, pois a menstruação pode ser um evento incômodo e incapacitante, devido às dores, ao forte fluxo e a possíveis alterações de humor durante o mês.

Há problemas em escolher parar de menstruar? Essa decisão acarreta quais implicações ao organismo?

Não existe problema em cessar a menstruação temporariamente, desde que haja a orientação de um profissional, de preferência, um ginecologista. É preciso, entretanto, que existam motivos certos para isso, dado que os efeitos colaterais para essa interrupção são imensos. Por exemplo, a prescrição da medicação chamada Gosserrelina, semelhante à indução de uma menopausa artificial, apresenta consequências como calores intensos e ressecamento vaginal.

A partir de qual idade é aconselhável recorrer a métodos de interrupção da menstruação, se este for o desejo?

Hoje, temos métodos que reduzem ou cessam a menstruação e podem ser usados desde a menarca, sem prejuízo para o crescimento da adolescente. Um exemplo é o implante de etonogestrel, que reduz de 40% a 60% o fluxo e, em alguns casos, até zera a menstruação. Outra opção é o DIU Mirena, que diminui em até 90% o fluxo ou mesmo o zera. Evitamos, entretanto, anticoncepcionais hormonais combinados de baixa dose, que podem prejudicar a saúde feminina devido à falta do estrogênio em quantidades adequadas, interferindo no crescimento


Brunely Galvão é ginecologista, especialista em sexualidade pela USP e fellowship em videolaparoscopia pelo Instituto de Endometriose de Brasília

* Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Valdo Virgo
  • A educação das crianças sobre a menstruação é uma preocupação dos ativistas e especialistas.
    A educação das crianças sobre a menstruação é uma preocupação dos ativistas e especialistas. Foto: Getty Images
  • O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo
    O dispositivo intrauterino (DIU) é um método contraceptivo Foto: Reprodução/Internet
  • PHILIPPE HUGUEN
    PHILIPPE HUGUEN Foto: PHILIPPE HUGUEN
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação