Moda

Folia do brilho: looks para o carnaval estão caprichados no glitter

Prepare a roupa e capriche na fantasia, o carnaval chegou! Para arrasar mais ainda, aposte em peças com uma pegada sustentável e se inspire em nossas sugestões

Letícia Mouhamad*
postado em 12/02/2023 08:00 / atualizado em 12/02/2023 14:24
 (crédito: Fotos: Raissa Azeredo)
(crédito: Fotos: Raissa Azeredo)

Transparências, paetês, brilho e metalizado. Na moda, não se fala em outra coisa desde que a pandemia deu uma trégua e as interações sociais foram, aos poucos, restabelecidas. O entusiasmo "pós-apocalipse" é representado, também, na moda, dado que esses elementos são associados ao hedonismo e ao glamour.

Agora, com a proximidade do carnaval — e com os avanços na vacinação contra a covid-19 —, o desejo de celebrar a vida multiplica-se. A festividade, aliás, materializa os sentimentos coletivos de alívio e de ventura. Então, sim, vai ter brilho!

Brincos coloridos e imensos dão um up no look
Brincos coloridos e imensos dão um up no look (foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

As apostas deste ano

A personal stylist Olívia Paixão reforça que o metalizado está entre as principais tendências da temporada. As referências se devem, em grande parte, ao uso massivo do strass, nos anos 1990 e no início dos anos 2000, que popularizou o body chain, também em alta novamente. Brincos e correntes com efeito cascata são mais uma aposta. "Vai ser metal da cabeça aos pés, na pegada das produções do Paco Rabanne", explica.

Brilhos e pedrarias estarão nos looks, na pele e no cabelo, além das formas geométricas em peças e delineados, em uma estética quase futurista. Nessa mesma linha, as presilhas serão protagonistas na hora de preparar as madeixas e jamais prenderão um fio sozinhas — virão aos montes.

Parangolés
Parangolés (foto: Raissa Azeredo)

Em concordância, Gabriella Buzzi, artesã e idealizadora do brechó BUZZIGANGA, aposta, ainda, nos laços (no cabelo, no pescoço, nos tops…); nas flores, especialmente as rosas, no pescoço; nos tornozelos, estilizados com meias coloridas e acessórios; e nos produtos feitos à mão. Durante o período carnavalesco, a artesã usa peças peças garimpadas na loja para criar roupas e acessórios personalizados. 

Para Carol Rosignoli, sócio-fundadora do brechó Desapeguei Bonito, a melhor combinação para este carnaval é brilho e looks sustentáveis e versáteis. "Se você ainda está na dúvida do que vestir, lembre-se de comprar roupas que podem ser usadas no dia a dia e depois do carnaval", destaca. No brechó, peças de variadas marcas de Brasília estão disponíveis a preços mais acessíveis.

A equipe da Desapeguei Bonito já pronta para  a folia: peças de diversas marcas
A equipe da Desapeguei Bonito já pronta para a folia: peças de diversas marcas (foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

flores e tiaras: duas tendências no brechó
flores e tiaras: duas tendências no brechó (foto: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Ademais, a recomendação da empreendedora é investir em peças frescas, coloridas, brilhosas e atemporais. Os acessórios carnavalescos são o complemento e funcionam bem para quem prefere usar roupas mais básicas, sem deixar de se caracterizar.

dsfgdfg
dsfgdfg (foto: Fotos: Reprodução: ElasCarnaval/Instagram)

 Tops costumizados, tiaras personalidas e, claro, muito brilho: sem medo de ousar
Tops costumizados, tiaras personalidas e, claro, muito brilho: sem medo de ousar (foto: Fotos: Reprodução: buzziganga/Instagram)

Basta pôr um adereço mais incrementado e pronto: você está pronta para o bloco
Basta pôr um adereço mais incrementado e pronto: você está pronta para o bloco (foto: Reprodução: ElasCarnaval/Instagram)

 

Gia Dachi, estilista e responsável pelas criações da marca Parangolés, lembra que, devido ao conforto, ao estilo e à ousadia, as peças que mais estão saindo são os quimonos, os bodies, os tops e os shorts ciclistas. Como também podem ser usados em outras ocasiões, vão ao encontro da ideia do look de carnaval como algo não descartável. "O nosso lema é: 'Requebrando com uma mão no joelho e a outra na consciência'", frisa.

 gfhgjh
gfhgjh (foto: Reprodução: buzziganga/Instagram)

 gfhgfh
gfhgfh (foto: Reprodução: buzziganga/Instagram)

 

Marcas do quadradinho para conhecer

Desapeguei Bonito

Primeiro brechó Lixo Zero do Brasil. É também loja de consignação e, neste carnaval, está fazendo
parcerias com outras marcas ou pessoas que vendem produtos carnavalescos. (@desapegueibonito)

Parangolés

Criada por Gia Dachi e Tayna Haudiquet, a marca é inspirada nos looks carnavalescos do Rio de Janeiro. A dupla garimpa tecidos e utiliza a prática do upcycling, que torna cada peça única. (@useparangoles)

BUZZIGANGA

Brechó de artigos carnavalescos exclusivos e feitos à mão com peças garimpadas pela artesã Gabriella Buzzi. Apesar das referências típicas à festividade, gosta de trazer, também, menções a dançarinas de burlesque. (@buzziganga)

Atelier do Brilho

Perfil brilhante da marca Sonhos de Alice, criado por Ivone Alice, criadora de acessórios de moda há mais de 20 anos. Estão na @endossabsb, na 306 Sul, e na loja @lilleacessorios_, também na Asa Sul. (@atelier.do.brilho)

ElasCarnaval

Loja on-line de acessórios de carnaval, criada por Karol Chagas. (@elascarnaval)

 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

*Estagiária sob a supervisão de Sibele Negromonte

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Atelier do Brilho
    Atelier do Brilho Foto: UIRA GODOI
  •  Tops costumizados, tiaras personalidas e, claro, muito brilho: sem medo de ousar
    Tops costumizados, tiaras personalidas e, claro, muito brilho: sem medo de ousar Foto: Fotos: Reprodução: buzziganga/Instagram
  • Cores quentes
    Cores quentes Foto: Reprodução: buzziganga/Instagram
  • Look completo
    Look completo Foto: Reprodução: buzziganga/Instagram
  • Os acessórios de cabeça já dão uma incrementada no look: roupas frescas e confortáveis
    Os acessórios de cabeça já dão uma incrementada no look: roupas frescas e confortáveis Foto: Fotos: UIRA GODOI
  • Atelier do Brilho
    Atelier do Brilho Foto: UIRA GODOI
  • Ombreiras
    Ombreiras Foto: Fotos: Reprodução: ElasCarnaval/Instagram
  • Parangolés
    Parangolés Foto: Raissa Azeredo
  • Basta pôr um adereço mais incrementado e pronto: você está pronta para o bloco
    Basta pôr um adereço mais incrementado e pronto: você está pronta para o bloco Foto: Reprodução: ElasCarnaval/Instagram
  • Body chain é tendência certeira
    Body chain é tendência certeira Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • Brincos coloridos e imensos dão um up no look
    Brincos coloridos e imensos dão um up no look Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • flores e tiaras: duas tendências no brechó
    flores e tiaras: duas tendências no brechó Foto: Fotos: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • A equipe da Desapeguei Bonito já pronta para 
a folia: peças de diversas marcas
    A equipe da Desapeguei Bonito já pronta para a folia: peças de diversas marcas Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • Looks que serão tendência no Carnaval.
    Looks que serão tendência no Carnaval. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE