Casa

Tapetes sustentáveis: decoração que embeleza a casa e salva o mundo

Na contramão do tradicional, os modelos confeccionados com fios de garrafa pet aparecem como uma iniciativa nova no mercado, que também auxilia na luta a favor do meio ambiente

Eduardo Fernandes
postado em 26/02/2023 08:00
 (crédito: Eduardo Fernandes / CB / DA PRESS)
(crédito: Eduardo Fernandes / CB / DA PRESS)

Na hora de decorar a casa, não importa em quantos itens você pense, o tapete, certamente, será um deles — um dos acessórios mais populares e capazes de trazer uma grande memória afetiva. Afinal, quem nunca foi criança e cresceu brincando em cima de um? Esse elemento-chave tão tradicional vem ganhando novas formas ao longo dos anos, já que o mercado sempre busca ousar na produção. Agora, a meta é trazer cada vez mais tecidos especiais e, sobretudo, voltados para a preservação do ecossistema e do meio ambiente.

Para a designer de interiores Aline Silva, tapetes reciclados são versáteis, despojados e agregam identidade e beleza ao meio familiar. Entretanto, a escolha envolve aspectos importantes e específicos — layout, estilo de decoração e acabamento são pontos que devem ser levados em consideração. Seja no quarto, seja na sala ou no banheiro, os formatos precisam estar voltados para suas particularidades.

E, como descreve a profissional, essas especificidades vêm ganhando, a cada ano, mais peso no cenário de designer de interiores. Estar de mãos dadas com essa urgência relacionada ao meio ambiente é de suma importância. "Com a crescente ameaça aos recursos naturais, a preocupação em ter mais produtos sustentáveis é uma realidade que aumenta a cada instante, fazendo com que a sustentabilidade seja algo de grande relevância e impacto também no mercado", comenta.

Olhar para a natureza

Na visão de Aline Silva, é fundamental lembrar-se que tudo está interligado com a natureza. Dessa forma, qualquer item para decoração deve ser introduzido com esse olhar atento, desde a sua concepção até o seu descarte de maneira ecológica. E não há com o que se queixar sobre a ornamentação do espaço, pois essa nova forma de produzir também embeleza o ambiente.

"É uma tendência cada vez mais usada de forma natural na decoração e na vida das pessoas. Existem, hoje, tapetes de alto padrão decorativo, feitos com garrafa pet, usados em sala, hall de entrada, escritórios, etc. Podem ser usados tanto em áreas internas quanto externas, em áreas praianas e de campo, alinhando beleza, design, praticidade e durabilidade, estendendo-se para pets, carros, entre outros", detalha.

Um novo futuro

Foi pensando justamente nisso que a Ariadne tapetes levou à 35ª edição da Abimad, a maior feira brasileira de móveis de alta decoração da América Latina, no início de fevereiro, essa iniciativa voltada ao meio ambiente. De acordo com a gerente de marketing da empresa, Nícia Martinelli, tecidos com fios de garrafa pet são a grande novidade para o mercado atualmente.

A confecção desses tapetes no Brasil é feita por meio de um tear manual. No entanto, como a produção nacional é baixa, devido ao pouco estoque, a Ariadne também importa o material da Índia, que é referência no mercado mundial nesse tipo de fabricação. "O mundo precisa que a gente acabe com as garrafas de plástico, que elas sejam tiradas dos oceanos. Temos essa proposta de usar essas garrafas com uma finalidade boa", completa.

Além do projeto com garrafas pet, a Ariadne reaproveita fios de resíduo fabril, ou seja, todo o material que é cortado e perdido consegue ser reciclado. Em vez de jogá-lo fora, a empresa o reutiliza. "Já tínhamos algumas linhas com essa pegada, mas achamos que era necessário fazer algo mais sustentável ainda", acrescenta Nícia Martinelli. 

Conceitos

Outra empresa que vem aderindo à ideia é a Maiori Casa, bastante conhecida no mercado de decoração têxtil no Brasil. A especialização crescente em tapetes desenvolvidos com reciclagem de garrafa pet também é uma pauta importante, como descreve o sócio diretor André Cepeda. "É muito legal porque temos uma preocupação, como marca, de trabalhar com produtos que são reciclados e recicláveis. Estamos sempre olhando para essas duas vias", explica.

De acordo com ele, essa nova coleção é capaz de agregar ao ambiente de área externa um tapete de alta resistência, já que ele é produzido com material sintético. Mesmo assim, não perde seu ar sofisticado e a elegância que o acessório pode proporcionar. Segundo André, esse planejamento é feito minuciosamente, tomando bastante cuidado com as questões sociais e ambientais, que estão interligadas às metas da empresa como um todo.

Além disso, ser pioneiro na causa ajuda a proliferar a ideia. André ressalta que poucas indústrias no país dispõem de tecnologia para conseguirem reverter o material da garrafa pet em um fio muito semelhante à lã, que é um dos materiais mais usados pela Maiori Casa. "Quando se toca nos tapetes, você mal consegue acreditar que são de produtos reciclados", finaliza.

 

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Tear manual 
é utilizado para confeccionar tapetes de garrafa pet
    Tear manual é utilizado para confeccionar tapetes de garrafa pet Foto: Eduardo Fernandes / CB / DA PRESS
  • A utilização das garrafas é uma forma de ajudar o meio ambiente e tirá-las do oceano
    A utilização das garrafas é uma forma de ajudar o meio ambiente e tirá-las do oceano Foto: Eduardo Fernandes / CB / DA PRESS
  • Um dos objetivos da Maiori Casa é continuar se especializando nesse tipo de confecção com materiais recicláveis
    Um dos objetivos da Maiori Casa é continuar se especializando nesse tipo de confecção com materiais recicláveis Foto: Eduardo Fernandes / CB / DA PRESS
  • Olhar para essa pauta é uma maneira de agregar valor à marca e ajudar o mundo, segundo André Cepeda
    Olhar para essa pauta é uma maneira de agregar valor à marca e ajudar o mundo, segundo André Cepeda Foto: Eduardo Fernandes / CB / DA PRESS
  • O uso desses tapetes especiais torna-se cada vez mais natural dentro de casa
    O uso desses tapetes especiais torna-se cada vez mais natural dentro de casa Foto: Eduardo Fernandes / CB / DA PRESS
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE