CASA

Paredes decoradas são tendência em ambientes da CasaCor Brasília

Inspire-se em ambientes da mostra para usar papel de parede e tecido de um jeito criativo e charmoso na decoração de ambientes diversos

O Restaurante New apostou em um papel de parede estampado em que o rosa é a cor predominante -  (crédito: Edgar Cesar )
O Restaurante New apostou em um papel de parede estampado em que o rosa é a cor predominante - (crédito: Edgar Cesar )
postado em 11/10/2023 21:07 / atualizado em 17/10/2023 00:07

Em um mundo onde o design de interiores se torna cada vez mais inovador, uma tendência atemporal continua a se destacar: o papel de parede. O item de decoração prático e versátil ganhou destaque em ambientes da 31ª edição da CasaCor Brasília 2023, que, neste ano, traz a casa como uma extensão de quem mora como conceito.

Em uma área de 6 mil m², na Arena BRB Mané Garrincha, 49 ambientes encantam com projetos repletos de charme, versatilidade e que transcendem o universo de morar em ambientes de conexão. Entre as diversas tendências, alguns profissionais escolheram apostar no papel de parede para incluir uma textura ou mesmo uma arte diferente nas paredes.

Preço acessível e flexibilidade de criação são as maiores vantagens de utilizar esse tipo de revestimento, que funciona como uma obra de arte e transforma espaços comuns em ambientes extraordinários. Desde padrões clássicos até criações contemporâneas, o papel de parede permite uma infinidade de escolhas para satisfazer todos os gostos e estilos, seja um padrão geométrico, que cria uma estética moderna, seja um modelo floral, que evoca um ambiente romântico, cada escolha é uma expressão única de criatividade e a Revista separou cinco projetos para você se inspirar.

Loft Casa Blanca

Loft Casa Blanca resgatou uma estampa clássica, o animal print, estampado no papel de parede do banheiro. Versátil, o uso de papel de parede também  aparece no teto do Loft Casca Blanca com uma opção que mimetiza a madeira.
O Loft Casa Blanca resgatou uma estampa clássica: o animal print, usado no papel de parede do banheiro. Versátil, o uso de papel de parede também aparece no teto, com uma opção que mimetiza a madeira (foto: Edgar Cesar )

Assinando o Loft Casa Blanca, a arquiteta Daniele Franco apostou em escolhas diferenciadas que primam pela beleza e criatividade. No lavabo, o papel de parede de animal print veste todo o cômodo e conquista os visitantes que procuram novidades sofisticadas e exclusivas. Versátil, o uso de papel de parede também aparece no teto, com uma opção que mimetiza a madeira. "Temos papéis de paredes exclusivos que são verdadeiras joias no ambiente e atuam como um revestimento em si", conta Daniele.

Casa Intter

Casa Intter optou por um papel com estampa de folhas em preto e branco com o fundo laranja, seguindo a paleta terracota predominante do projeto.
A Casa Intter optou por um papel com estampa de folhas em preto e branco com o fundo laranja, seguindo a paleta terracota predominante do projeto (foto: Fotos: Edgar Cesar )

No lavabo da Casa Intter, a arquiteta Vivian Maia optou por um papel com estampa de folhas em preto e branco com o fundo laranja, seguindo a paleta terracota predominante do projeto. A escolha Casa Blanca é importada da Holanda. "Para o cômodo, selecionei o papel de parede para trazer personalidade sem perder a elegância", pontua Vivian Maia. O projeto destaca ainda peças com referências em memórias afetivas e em tendências contemporâneas. O living foi "vestido" com linho persa e aposta na integração dos ambientes para criar conexão.

Joalheria

A Joalheria transcende as fronteiras da joalheria tradicional, elevando cada peça ao status de uma obra-prima, misturando o estilo clássico presente nos mármores e tons dourados com o geométrico encontrado nos espelhos e papéis de parede.
A Joalheria transcende as fronteiras da loja tradicional, elevando cada peça ao status de obra-prima, misturando o estilo clássico presente nos mármores e os tons dourados com o geométrico encontrados nos espelhos e nso papéis de parede (foto: Edgar Cesar )

Tal qual uma galeria de arte, o espaço de 41m² criado por Mariana Zuhause, do Studio MZ, foi projetado para refletir elegantemente as peças expostas. A iluminação sutil realça a beleza das joias, permitindo que todas brilhem como uma obra de arte. O ambiente transcende as fronteiras da joalheria tradicional, elevando cada peça ao status de obra-prima, misturando o estilo clássico presente nos mármores e os tons dourados com o geométrico encontrado nos espelhos e nos papéis de parede.

Restaurante New

No Restaurante New, o papel de parede rosa estampado da o tom do projeto, que  contrastam com o verde, que se apresenta por meio do paisagismo.
No Restaurante New, o papel de parede rosa estampado da o tom do projeto, que contrastam com o verde, que se apresenta por meio do paisagismo. (foto: Edgar Cesar )

Com projeto de Orestes Blanco e Rosa Maranini, o Restaurante New tem como essência a mescla de passado, presente, arte, gastronomia e arquitetura. Com uma vista privilegiada para a Torre de TV em um espaço de 260m², o restaurante tem o rosa como cor predominante no ambiente e papéis de parede que contrastam com o verde, que se apresenta por meio do paisagismo pensado para criar uma atmosfera tropical em meio ao concreto do estádio. Pontos lúdicos, tecidos em veludo e iluminação intimista dão o toque atemporal à proposta.

Morada Brasília

 

O ambiente de 170m² criado por Hélio Albuquerque possui múltiplos espaços e usa como referência os interiores do início de Brasília, como o branco dos palácios, o mobiliário modernista e as obras de arte. As paredes revestidas com placas de mármore branco e o piso de cimento original do Estádio reforçam essa característica. A composição fria é aquecida pelo teto padrão amadeirado e pelas cores presentes no hall e no escritório, além do tecido estampado do lavabo.

Ambientes premiados

Em sua 6ª edição, o Prêmio do Correio Brazilense, em parceria com a CasaCor Brasília, busca reconhecer os melhores projetos de decoração assinados por arquitetos, designers de interiores e paisagistas que participam da mostra. Além de destacar a criatividade, a premiação tem como objetivo prestigiar os talentos e incentivar os principais destaques e inovações do segmento. Serão quatro categorias de ambientes com votação aberta do público: Sonho de Quarto, Sonho de Sala, Sonho de Cozinha e Sonho de Banheiro. Este ano, o Prêmio conta com o patrocínio da Quadra Interior Design e o apoio do Grupo Lig. Visite a mostra e vote nos seus ambientes favoritos até 22 de outubro. Para conhecer os projetos, acesse:
correiobraziliense.com.br/casacor2023

 

  • O Morada Brasília apostou no uso do tecido estampado na parede do lavabo
    O Morada Brasília apostou no uso do tecido estampado na parede do lavabo Foto: Edgar Cesar
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação