O período de vestibular é uma fase desafiadora para muitos jovens. Além das expectativas e preocupações pessoais, a pressão familiar pode se tornar um peso extra. Angelita Traldi, coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, ressalta que essa pressão pode se apresentar de diferentes maneiras.
“Desde expectativas implícitas sobre o desempenho acadêmico até cobranças diretas sobre a escolha da carreira, os estudantes muitas vezes se sentem sobrecarregados pelo peso das expectativas familiares. É importante reconhecer que, embora essas expectativas possam surgir de um lugar de amor e desejo pelo sucesso do estudante, elas também podem contribuir para o estresse e a ansiedade”, afirma.
Importância da comunicação aberta e honesta
Para mitigar os efeitos da pressão familiar no processo de vestibular, a psicóloga recomenda ter uma comunicação aberta e honesta com a família, expressando preocupações e expectativas de maneira clara para reduzir a tensão e promover um ambiente de apoio mútuo.
“Também é importante estabelecer limites saudáveis durante o período de preparação, assim como buscar apoio externo com outras fontes, como amigos, professores e orientadores vocacionais, visto que essas pessoas podem oferecer perspectivas diferentes e ajudar a aliviar o peso familiar”, afirma a especialista.
Cuidado com a saúde mental e física
E outro processo fundamental nesse período é o autocuidado com a saúde mental, física e emocional. “Os vestibulandos devem reservar tempo para atividades relaxantes que ajudem a aliviar o estresse desse período, assim como buscar profissionais para auxiliar nesse processo por meio do autoconhecimento”, finaliza a professora.
Por Bianca Lodi Rieg
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br