Com tantas raças de gatos espalhadas pelo mundo, não é surpresa que algumas possam se parecer bastante, compartilhando características físicas que podem confundir até os tutores mais experientes. No entanto, por mais que algumas sejam semelhantes, há detalhes que as distinguem, seja na origem, na personalidade ou na aparência. Veja a seguir!
1. Persa e himalaio
Ambas as raças têm origem na Pérsia (atual Irã), mas o himalaio foi desenvolvido nos Estados Unidos a partir do cruzamento entre persas e siameses. Estes gatos têm pelagem longa e densa, rosto achatado e olhos grandes. Contudo, a principal diferença entre elas está na coloração: enquanto os persas têm uma ampla variedade de cores, os himalaios apresentam as extremidades mais escuras – além de olhos sempre azuis.
2. Maine coon e norueguês da floresta
O maine coon é uma raça americana, originária do estado do Maine, enquanto o norueguês da floresta, como o nome sugere, vem da Noruega. Ambos têm pelagem longa, são de grande porte e têm uma cauda volumosa. Contudo, a diferença está na forma do corpo: o primeiro apresenta uma estrutura mais retangular e robusta, enquanto o segundo é mais magro e com uma cabeça em formato de triângulo.
3. Siamês e oriental shorthair
O siamês é originário da Tailândia (antigo Sião) e conhecido por sua pelagem clara com extremidades escuras e olhos azuis. O oriental shorthair, desenvolvido a partir do siamês, tem o mesmo corpo magro e elegante, mas sua pelagem pode ter diversas cores e padrões, e seus olhos são geralmente verdes. A personalidade de ambos é extrovertida e vocal, mas o segundo tende a ser ainda mais ativo.
4. British shorthair e chartreux
O british shorthair é uma raça britânica conhecida por seu corpo robusto, pelagem densa e olhos grandes, geralmente laranjas. Por outro lado, o chartreux, originário da França, também grande e peludo, tem os olhos predominantemente dourados ou cobre. Ambos são calmos e afetuosos, mas o chartreux tende a ser mais silencioso, enquanto o british shorthair pode ser um pouco mais brincalhão.
5. Sphynx e peterbald
O sphynx, originário do Canadá, é famoso pela ausência de pelos, pele enrugada e aparência única. O peterbald, desenvolvido na Rússia, também é um gato sem pelos, mas pode apresentar uma fina penugem em algumas partes do corpo. O primeiro é mais musculoso e pesado, enquanto o segundo, mais magro e elegante. Ambos são conhecidos por serem afetuosos e por adorarem a companhia de seus tutores.
6. Ragdoll e birmanês
O ragdoll foi desenvolvido nos Estados Unidos e é conhecido por sua pelagem semilonga e comportamento dócil, que o faz relaxar completamente ao ser segurado no colo. O birmanês, originário do Sudeste Asiático, tem uma pelagem similar e olhos azuis intensos, mas é um pouco menor. Ambos são gatos tranquilos e afetuosos, mas o primeiro é notoriamente mais relaxado, enquanto o segundo, um pouco mais ativo.
7. Abissínio e somali
O abissínio, uma das raças mais antigas, originária da Etiópia (antiga Abissínia), é conhecido por sua pelagem curta, com tons que vão do marrom ao dourado. O somali, descendente direto do abissínio, tem uma pelagem semilonga com o mesmo padrão de cores. Em termos de comportamento, ambos são ativos e curiosos, mas este último, devido à sua pelagem mais longa, pode parecer mais elegante.
8. Bobtail japonês e bobtail americano
O bobtail japonês se trata de uma raça antiga do Japão, caracterizada pela cauda curta e dobrada, pelagem curta e esguia. O bobtail americano, por outro lado, foi desenvolvido nos Estados Unidos; também possui uma cauda curta, mas sua pelagem é mais densa, e ele, mais robusto. Ambos são ativos e amigáveis, mas o primeiro é conhecido por ser mais vocal e brincalhão.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br