Tecnologia

'Apagão da internet': como evitar problema em celulares e computadores antigos

Um elemento chave para a conexão de celulares e comportadores vai expirar neste 30 de setembro, o que afetará alguns dispositivos antigos

BBC
Redação - BBC News Mundo
postado em 30/09/2021 10:35
Você não precisa se preocupar em ficar sem internet no celular ou computador hoje, 30 de setembro... A menos que tenha um celular antigo, sem atualização.

Nesta quinta (30/9), vai expirar um elemento chave para a conexão à rede de telefones celulares, computadores MAC ou Windows, navegadores de internet e até console de videogames. Trata-se do que alguns setores têm chamado de "apagão da internet".

O responsável por isso é um "certificado raiz" que tem um nome muito técnico (IdenTrust DST Root CA X3) e que tem como data de expiração 30 de setembro às 14:01 GMT ou 11:01 no horário de Brasília.

Os certificados raiz servem como uma chave de link entre um dispositivo, seja um telefone celular ou computador, e a internet. Eles são um elemento que garante que as conexões sejam seguras e criptografadas.

Manter o sistema de um dispositivo atualizado (iOS, Android, Windows, entre outros) permite que tais certificados se mantenham em dia, pois aqueles que estão próximos de expirar são substituídos por novos.

Não fazer isso traz consequências.

"Pelo menos algo, em algum lugar, vai dar errado", avisa o especialista em segurança de computadores Scott Helme em seu blog.

Mas quem poderá ser afetado?

Nada vai acontecer à grande maioria dos dispositivos. Mas aqueles com sistemas operacionais desatualizados podem ficar impossibilitados de conectar à rede.

Entre eles estão sistemas de computadores de fábricas que nunca estão conectados à internet ou smartphones que nunca se contectam a uma rede Wi-Fi ou que não têm sido atualizados nos últimos cinco anos.

iPhone 5
Getty Images
iPhones com iOS inferior à versão 10 poderão ser afetados

Isso ocorre porque há vários computadores que só se ligam à internet por meio do certificado IdenTrust DST Root CA X3 da Let's Encrypt, lançado em 2000 e que expira em 30 de setembro.

Estes são alguns dos dispositivos e sistemas que podem ser afetados:

  • Celular iPhone que tenha sistema anterior ao iOS 10 (o iPhone 5 é a versão mais antiga que pode instalar o iOS 10)
  • Computadores com Windows XP SP3
  • MacBooks com sistema anterior ao macOS 2016
  • Computadores com sistema operacional anterior ao Ubuntu 16.04
  • Consoles de PlayStation 3 que usam firmware e Nintendo 3DS
  • Telefones Android com a versão anterior ao Nougat 7.1.1 (mas poderão continuar usando internet por meio do navegador Firefox)
  • O navegador Firefox com versão inferior a 50
  • Computadores que usem OpenSSL, NNS, Java 8 e 7, o sistema Debian

Não está claro se serão afetados dispositivos como os telefones Blackberry (versões anteriores ao 10.3.3) e os Kindles de versão inferior à 3.4.1.

Por que expiram os certificados?

Há autoridades de certificação públicas e privadas, conhecidas como CA, na sigla em inglês, que se encarregam de validar a segurança e as conexões de dispositivos com internet.

Como medida de proteção, os certificados vêm com uma data de expiração e essas autoridades se encarregam de renovar ou revogar sua validade. Conforme explica Helme, "uma vez que este CA raiz expira, os clientes, como os navegadores web, já não confiam nos certificados emitidos por este CA".

Ilustração de smartphone
Getty Images
Atualização de sistemas e aplicativos servem para evitar falhas de segurança

A renovação do certificado é distribuída com as atualizações do sistema do dispositivo. No passado, isso já causou problemas para computadores com sistemas operacionais antigos.

Em 30 de maio de 2020, diz o especialista, um certificado da firma AddTrust expirou, causando problemas para serviços do sistema de televisão online Roku, e para as plataformas de pagamento online Stripe e Spreedly.

A melhor maneira de evitar esse tipo de problema é instalar as atualizações de sistema com frequência.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Footer BBC