Rússia

Moscou lança pagamento por reconhecimento facial no metrô

Espera-se que o sistema reduza os tempos de espera na enorme rede de metrô de Moscou, uma das mais movimentadas da Europa

Agência France-Presse
postado em 15/10/2021 11:10 / atualizado em 15/10/2021 11:10
 (crédito: Natalia KOLESNIKOVA / AFP)
(crédito: Natalia KOLESNIKOVA / AFP)

Moscou lançou, nesta sexta-feira (15), o pagamento por reconhecimento facial no metrô, o exemplo mais recente do desenvolvimento rápido - e polêmico para alguns - desta tecnologia na Rússia.

"Para entrar no metrô, os passageiros não precisam de um cartão ou um celular: basta olhar para uma câmera", explicou o encarregado do transporte da prefeitura, Maxim Liksutov, citado em um comunicado.

Segundo ele, Moscou é "a primeira cidade do mundo na qual o sistema funciona em grande escala", com 241 estações de metrô. Acrescentou que o pagamento por reconhecimento facial é "apenas uma forma de pagar" e que continua sendo "voluntário".

Liksoutov espera que entre 10% e 15% dos passageiros usem o sistema com regularidade em "dois ou três anos".

Espera-se que o sistema reduza os tempos de espera na enorme rede de metrô de Moscou, uma das mais movimentadas da Europa.

As autoridades prometeram que os dados coletados mediante o reconhecimento facial estarão "criptografados de forma segura" e que a câmera da catraca vai ler uma "chave biométrica" e não uma imagem do rosto da pessoa.

A tecnologia, que está se desenvolvendo rapidamente na Rússia, foi criticada por várias ONGs russas e internacionais, preocupadas com os abusos, o vazamento de dados e a falta de consentimento.

O reconhecimento facial foi usado em Moscou, que conta com uma rede de dezenas de milhares de câmeras, para deter manifestantes da oposição e controlar o cumprimento das quarentenas de covid-19.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação