Versão não oficial

Fique atento: WhatsApp oficial bane contas de usuários do WhatsApp GB

Fato ocorreu em Alfredo Vasconcelos, onde operador fazia trabalho de silagem. Na segunda, uma caso semelhante foi registrado em Bom Despacho

Cler Santos*-Estado de Minas
postado em 23/03/2022 11:25
 (crédito: Pixabay)
(crédito: Pixabay)

O aplicativo de mensagens WhatsApp baniu na noite dessa segunda-feira (21) as contas de usuários do aplicativo paralelo, WhatsApp GB. A versão é um modelo não oficial que oferece funções além da versão original, algumas não permitidas, tais como:

  • Deixar o ícone do aplicativo transparente
  • Retirar o “online”
  • Enviar arquivos de áudio de até 100MB
  • Ver status excluídos e mensagens apagadas
  • Para quem tem mais de um número de telefone no mesmo celular, é possível cadastrar todos para
  • usar simultaneamente
  • Agendar o envio de uma mensagem
  • Permite fazer o download do status diretamente no celular

O aplicativo acabou entrando nos Trend Topics do Twitter por excluir números associados à versão GB.

Como recuperar a conta?

Na grande maioria dos casos, o bloqueio é temporário, com duração de 24 horas. Basta o usuário esperar o cronômetro zerar. O WhatsApp não conseguiu banir todas as contas, então algumas pessoas ainda têm a chance de usar o aplicativo oficial, seguindo estes passos:

 

 

Na grande maioria dos casos, o bloqueio é temporário, com duração de 24 horas. Basta o usuário esperar o cronômetro zerar. O WhatsApp não conseguiu banir todas as contas, então algumas pessoas ainda têm a chance de usar o aplicativo oficial, seguindo estes passos:

  1. No WhatsApp GB, vá em Mais opções > Conversas > Backup de conversas e inicie a transferência;
  2. Logo após, no seu celular, abra Configurações > Armazenamento > Arquivos;
  3. Procure pela pasta do WhatsApp GB, pressione e segure para selecioná-la;
  4. No canto superior direito, toque em Mais > Renomear e renomeie a pasta para "WhatsApp";
  5. Baixe o app oficial do WhatsApp;
  6. Verifique seu número de telefone;
  7. Deve surgir uma tela que informará sobre um backup encontrado. Toque em Restaurar > Próximo;
  8. O WhatsApp informou em nota que este banimento inicial funciona como um aviso prévio. Em breve, a Meta pode acabar realizando uma ação oficial.

O que é e como funciona o WhatsApp GB

O WhatsApp GB funciona através de um arquivo APK, que deve ser instalado manualmente, pois como não é oficial, não é ofertado em lojas de aplicativos Android nem iOs.

Assim que o usuário escolhe baixar a versão paralela, ele já está correndo risco de perder sua conta original, pois os termos de serviço são totalmente violados.

Além do risco de perder o acesso ao WhatsApp original, o download do arquivo APK pode vir com vírus bem fortes, capazes de desconfigurar todo o aparelho móvel do usuário.

A privacidade das contas também não poderá mais ser garantida, tendo em vista que qualquer um poderá acessar e vazar os dados contidos nas contas do WhatsApp GB.


Em nota, o WhatsApp esclareceu que o aplicativo só possui duas versões oficiais: WhatsApp Messenger (para uso pessoal ) e WhatsApp Business (para negócios e empreendimentos).

Qualquer versão além dessas não são oficiais. Elas foram desenvolvidas por terceiros e, por isso, violam todas as regras e Termos de Serviço do aplicativo.

*Estagiária sob supervisão de Álvaro Duarte

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação