TECNOLOGIA

Aplicativo ajuda a organizar informações para combater a dengue

Métodos lúdicos, como quizz e interação dos usuários, ajudam na coleta de informações para elaborar estudos sobre o comportamento da dengue nos estados parceiros ou não do aplicativo

Tainá Andrade
postado em 19/05/2022 21:09
Núcleo de Vigilância Ambiental faz analise de possíveis focos de dengue -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Núcleo de Vigilância Ambiental faz analise de possíveis focos de dengue - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Para tentar conter o surto de dengue no Brasil — que chegou a 757.068 casos notificados e um crescimento de 151,4% se comparado a igual período de 2021 —, o aplicativo Colab informa a população sobre a doença e mobilizar o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Os próprios usuários podem indicar, por meio de fotos, onde esses pontos estão localizados.

O aplicativo também conta com um quizz que aborda formas de combate, cuidados e prevenção contra a dengue. O fundador do Colab, Gustavo Maia, explica que as informações coletadas são enviadas para o time de epidemiologistas do projeto, que desenvolve estudos sobre o comportamento da doença.

O Colab existe desde 2013 e é um aplicativo de iniciativa privada. A tecnologia faz a ponte entre a população e os serviços de responsabilidade das prefeituras. São mais de três mil municípios cadastrados, entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Pernambuco e Alagoas — que tem o aplicativo como parceiro.

"Do mesmo jeito, vamos tentar direcionar as prefeituras para os focos da dengue. Nas cidades onde temos a prefeitura como parceira, quando passarmos a desenvolver os estudos, as informações vão direto para a prefeitura fazer a gestão interna disso. Além disso, será possível entender no país, até fora das cidades parceiras, como a doença está se comportando e se as pessoas estão entendendo sobre a doença”, completa Maia.

O aplicativo pode ser baixado na loja de aplicativos dos celulares gratuitamente e está disponível na rede social do Colab.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação