Redes sociais

Nova ferramenta vai facilitar retirada de informações pessoais do Google

A retirada de informações do Google é possível, mas a ferramenta "Resultados sobre você" está sendo desenvolvida para facilitar o processo

Correio Braziliense
postado em 23/09/2022 15:59 / atualizado em 23/09/2022 16:06
 (crédito: Lionel BONAVENTURE/AFP)
(crédito: Lionel BONAVENTURE/AFP)

Uma nova ferramenta vai facilitar a remoção de informações pessoais ou de contato da aba de buscas do Google. O "Resultados sobre você" foi anunciado primeiramente em maio, mas agora vai começa a estar disponível para usuários.

O processo de remoção de dados e informações do Google já existe, no entanto, é burocrático e longo. A nova ferramenta pretende fazer com que seja mais fácil.

Hoje, caso um usuário queira tirar uma informação, é preciso fazer uma solicitação de remoção, caso o conteúdo represente perigo para a segurança ou contiver informações desatualizadas ou para modificar informações pessoais como número de telefone, endereço de e-mail e endereço residencial.

Essa solicitação depois era analisada pelo Google e o usuário era notificado por e-mail se a retirada foi aceita ou negada.

Com a nova ferramenta, os usuários que quiserem retirar as informações terão um fácil acesso no menu de três pontos que aparece ao canto superior direito. Depois, é só clicar no ícone "resultados sobre sobre você" e, na sequência, o usuário pode explicar porque deseja que a informação encontrada seja removida.

Vale lembrar que caso a solicitação seja aceita, ela não será removida da internet e sim não aparecerá nas buscas do Google. Para isso, é preciso entrar em contato com o site em que a informação está hospedada.

A ferramenta ainda está em fase de testes e ainda não se sabe se todas as pessoas terão acesso a ela.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação