INOVAÇÃO

Startup voltada ao mercado de trabalho é eleita a melhor HR Tech do Brasil

A startup de inteligência artificial RECRUT.AI também saltou de 43º lugar para 12º no Ranking Top 100 em 2023

Patrick Gouy:
Patrick Gouy: "A gente está mostrando para o Brasil a força do Nordeste no campo da tecnologia" - (crédito: Leo Caldas/Divulgação)
postado em 20/10/2023 16:10 / atualizado em 20/10/2023 16:12

A startup de inteligência artificial RECRUT.AI foi eleita a melhor HR Tech pelo segundo ano consecutivo pela 100 Open Startups, o mais relevante do país. A empresa também saltou de 43º lugar para 12º no Ranking Top 100 em 2023. O prêmio leva em conta não apenas a inovação da empresa, mas também a evolução do negócio e o impacto nos clientes.

Considerada a próxima geração de inteligência artificial para recrutamento e seleção, a RECRUT.AIé a primeira plataforma voltada para contratação por volume (volume hiring) no Brasil. Os ganhos com eficiência tem atraído clientes de grande porte e fizeram com o faturamento dobrasse no último ano.

Com uma interface amigável para candidatos de qualquer nível de escolaridade, o processo de inscrição em vagas dura menos de um minuto. O que dispensa a necessidade de bancos de currículos desatualizados. A inteligência artificial consegue “ler” não apenas o currículo de cada inscrito, mas identificar traços de personalidade e habilidades durante a entrevista virtual. Com isso, em vez do departamento de Recursos Humanos da empresa contratante ter de triar milhares de currículos, recebe uma lista curta com os candidatos que tem características mais similares com as desejadas para o perfil.

Com essas facilidades, o número de inscritos nos processos seletivos dos clientes aumenta em média 186% após o uso da ferramenta — porque os candidatos não desistem, já que o processo é simples. E 100% das pessoas que se candidataram e não foram selecionadas recebem uma mensagem sob medida criada pela plataforma com essa informação: o que é humanamente impossível de fazer em grandes empresas que recebem um volume alto de currículos. Isso é considerado um reforço positivo da marca empregadora das empresas.

A startup, que passou por uma rodada de investimento em 2021 está com foco voltado para varejo. O setor sofre com alta rotatividade e os custos de demissão. Em um dos casos entre os clientes da empresa, o chamado turnover caiu de 100% em 12 meses (todos os funcionários eram trocados dentro de um ano) para zero.

A empresa foi fundada pelos recifenses Patrick Gouy, Karol Branco e Eduardo Muniz, foi criada no Porto Digital da capital pernambucana. Tem como conselheira estratégica Bárbara Galvão, uma das maiores especialistas em diversidade e Head Global da área na Uber. "Esse prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho. A gente está mostrando para o Brasil a força do Nordeste no campo da tecnologia. E não vamos parar por aí porque a gente leva muito a sério nosso propósito de transformar o mundo a cada contratação”, afirma Patrick Gouy, CEO e criador da inteligência artificial da Recrut.aí.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação