Inteligência artificial

Busca do Google estreia inteligência artificial generativa no Brasil

Nesta quarta-feira (8/11), o Google anunciou a chegada ao Brasil da Experiência de Pesquisa Generativa no Brasil

Busca do Google lança Experiência de Inteligência Artificial no Brasil  -  (crédito:  Nathana Rebouças/Unsplash)
Busca do Google lança Experiência de Inteligência Artificial no Brasil - (crédito: Nathana Rebouças/Unsplash)
postado em 08/11/2023 16:57 / atualizado em 08/11/2023 17:00

O Google lançou uma nova ferramenta de inteligência artificial nesta quarta-feira (8/11). O novo sistema, agora disponível em português, chamado de Experiência Generativa de Pesquisa (sigla em inglês, SGE), vai possibilitar que ao pesquisar por um termo, em vez da indicação de links, a plataforma vai gerar um resumo do tema buscado, de forma “mais natural e intuitiva”.

O sistema pode ser acessado por meio de um ambiente teste do Google, o Search Labs — novo programa onde as pessoas podem testar e experimentar novas tecnologias e recursos da busca antecipadamente.

Por exemplo, se o usuário pesquisar “como ingressar em um time de futebol feminino?”, a inteligência artificial generativa vai resumir possíveis dúvidas sobre o assunto além de indicar links de sites confiáveis com o tema.

Telas com o novo sistema de buscas do Google
Telas com o novo sistema de buscas do Google (foto: Divulgação/ Google)

Telas com o novo sistema de buscas do Google
Telas com o novo sistema de buscas do Google (foto: Divulgação/ Google)

O SGE tem um papel importante de facilitar o trabalho de pesquisa do usuário, além disso, o sistema pode ser executado no serviço de Resumos gerados rapidamente por inteligência artificial, modo conversacional para explorar informações durante uma pesquisa e Resultados confiáveis de links e resultados.

"Ao trazer IA generativa para o nosso sistema de busca, fizemos um grande esforço para desenvolver uma experiência responsável e cuidadosa. Projetamos essas novas experiências para destacar e chamar a atenção para o conteúdo na web, facilitando o acesso a mais links e a uma ampla gama de fontes de informação”, afirma o vice-presidente de Engenharia para o Google, Bruno Pôssas.

A ferramenta está disponível em desktop apenas pelo navegador do Google, o Chrome. Para ativar basta clicar no ícone Labs. Na próxima semana, o acesso será habilitado gradualmente no Google app disponível para os sistemas Android e IOS.

Visite o site Labs ou para acessar o suporte

*Estagiária sob supervisão de Roberto Fonseca

  • Telas com o novo sistema de buscas do Google
    Telas com o novo sistema de buscas do Google Foto: Divulgação/ Google
  • Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->