Em 2025, venda de elétricos aumentou

A frota de carros elétricos vendida neste ano, até outubro, chegou a cerca de 168 mil veículos, número que representa praticamente o total comercializado em todo o ano de 2024. 

Se seguir o ritmo mantido até agora, é provável que 2025 seja o ano com mais veículos movidos a bateria entrando em circulação no país desde o início da série histórica, em 2012, calculada pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).  

No ano passado, foram comprados pouco mais de 177 mil automóveis elétricos; até outubro, 2025 já bateu 95% desse total. Nos últimos anos, a tendência tem sido de forte alta nesse mercado, com aumentos sucessivos na venda de carros a bateria. 

Para se ter uma ideia, ainda segundo dados da ABVE, em 2022 o número de compras havia sido de cerca de 49 mil veículos; em 2023, o montante subiu para 93 mil — quantidade que quase dobrou de um ano para outro.    

De acordo com o diretor técnico da ABVE, Augusto Roma, houve um salto na quantidade de eletropostos no Brasil, e eles se expandiram para mais municípios. Segundo ele, há cada vez mais investimento em um sistema que seja sustentável. 

"As empresas de recarga têm adotado práticas para reduzir impacto: contratos de energia renovável, painéis solares nos pontos de abastecimento e parcerias com distribuidoras para gestão da demanda", explica Roma. 

A previsão da ABVE é de que a frota eletrificada vendida este ano passe de 200 mil unidades. Para Augusto Roma, os elétricos criam o que chamou de "efeito acumulado", com vantagens que, no futuro,  tendem a se ampliar para os proprietários desses carros. 

"O ganho ambiental cresce: baterias e veículos tendem a ser mais eficientes; reciclagem/segunda-vida das pilhas melhoram; e, além disso, quanto maior a participação na matriz elétrica de meios eólico e solar, maior a vantagem geral," diz o diretor da associação.

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