Turismo

Pedal das Montanhas acontece dia 16 de novembro em Monte Verde

O evento de mountain bike na Serra da Mantiqueira oferece desafios nas categorias Sport e Pro, além de um percurso de turismo ideal para desfrutar da paisagem

Pedal das Montanhas acontece dia 16 de novembro em Monte Verde (Pedal nas Montanhas deve atrair um grande número de ciclistas para Monte Verde (MG) no próximo mês (Foto: Divulgação/MOVE))

A Serra da Mantiqueira se prepara para receber um grande fluxo de ciclistas no dia 16 de novembro com a realização do Pedal nas Montanhas em Monte Verde (MG). Com inscrições já disponíveis, o evento de mountain bike promete unir esporte, desafio e a natureza deslumbrante do Sul de Minas.

LEIA TAMBÉM: Primeiro hotel de selva das Américas a receber o selo Green Key é brasileiro

O evento, organizado pela MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) em parceria com a Prefeitura de Camanducaia, contará com duas provas com caráter de competição e um percurso de turismo. As categorias de competição são: 60km (Pro), que levará os competidores a uma altitude acumulada de 1500m, e 40km (Sport), com 1000m de altimetria acumulada. Já o trajeto de turismo, com 35km e altimetria máxima de 600 metros, é ideal para quem busca desfrutar da paisagem com menor exigência física e pretende desfrutar da natureza deslumbrante da Serra da Mantiqueira enquanto atravessa pedalando as trilhas do tradicional destino do Sul de Minas.

Novidade para E-Bikes e Estrutura Completa

Uma das inovações desta edição é a categoria exclusiva para usuários de bicicletas elétricas (MTB e-bike), uma iniciativa que, segundo Eliomar Miranda, atleta patrocinado pela MOVE e integrante da organização, visa atender a um público mais amplo.

“Foi criada a modalidade para competidores com as MTB e-bike, que são as elétricas, em uma iniciativa que serve principalmente para atender a um público mais amplo. Isso porque, em muitos casos, o ciclista não pedala com frequência, mas tem um modelo com assistência elétrica e quer participar. Com essa ajuda que impulsiona a bicicleta, acaba ficando mais fácil de conseguir completar os percursos mais longos” explica Miranda, ressaltando a importância da separação de categorias para garantir a competição justa.

LEIA TAMBÉM: São Paulo terá primeiro hotel de luxo voltado ao turismo médico no Brasil

Os trajetos das disputas do Pedal nas Montanhas serão mistos, com os ciclistas percorrendo trilhas, trechos de estradas de terra e asfalto, sendo que os obstáculos naturais, como subidas e descidas íngremes, deverão ser superados pelos competidores sem a ajuda das equipes de apoio da prova. A participação está aberta a ciclistas a partir de 16 anos, com disputas divididas por gênero e idade. A organização garante uma estrutura completa, que inclui vários pontos de hidratação e abastecimento, além de estafes para orientação e incentivo ao longo dos trajetos.

A segurança é prioridade, sendo obrigatório o uso de capacete e bicicletas de MTB com pneus adequados para terra. Postos de socorro médico estarão em pontos estratégicos e na chegada. Os três primeiros colocados das categorias Pro e Sport, assim como da classificação geral, receberão troféus, e todos os inscritos que completarem a prova serão agraciados com medalhas de participação. O pagamento da taxa de inscrição dará ao ciclista o direito a receber um kit com camiseta, garrafinha, imã de geladeira de recordação e uma “sacochila”.

Atleta de Downhill Usa a Prova como Treino

O evento ainda atraiu a atenção de atletas de outras modalidades. Siliano de Souza, atual vice-líder da categoria elite da Liga de Downhill e patrocinado pela MOVE, confirmou a intenção de participar do Pedal nas Montanhas como parte de sua preparação física para os desafios finais da temporada e para as primeiras provas de 2026.

“Pretendo participar do Pedal nas Montanhas e, ao treinar para esse tipo de prova e depois disputá-la, acabo também melhorando a minha condição física para as competições de downhill que terei depois,” revela Souza, que é tetracampeão da categoria elite da Liga de Downhill.

LEIA TAMBÉM: 2ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte começa amanhã (15)

Final de Semana Duplamente Movimentado

O Pedal nas Montanhas está agendado para um final de semana que promete impulsionar o turismo em Monte Verde. No dia anterior à prova, 15 de novembro, será aberta oficialmente a edição de 2025 do Natal nas Montanhas de Monte Verde, com uma cerimônia no portal do distrito e show gratuito do cantor Renato Teixeira.

“Será um final de semana fantástico para o nosso distrito e para os turistas que vierem até aqui. Além da abertura do Natal nas Montanhas, teremos no dia seguinte o Pedal nas Montanhas, que promete ser um evento incrível e atrair muitos ciclistas,” projeta Rebecca Wagner, presidente da MOVE, reforçando a expectativa de um grande movimento de visitantes no destino. O evento ciclístico integra a agenda dos Esportes nas Montanhas e conta com diversas hospedagens parceiras para os participantes.

Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo

Mais Lidas