Friozinho, pista de patinação no gelo, parada com Papai Noel, bares decorados com muitas luzes coloridas, chocolate quente no mercadinho em estilo europeu, roupa térmica reforçada e estamos prontos para viver uma viagem de Natal em Chicago.
A propósito, ela foi eleita por 9 anos consecutivos a melhor cidade grande dos Estados Unidos pelos leitores da Condé Nast Traveler´s Readers´Choice Awards 2025. Mas afinal o que esta cidade tem de tão especial? Foi minha 2ª vez em Chicago e arrisco algumas opiniões.
A arquitetura urbana é uma referência mundial. Um grande incêndio devastou a cidade em 1871 e ela foi totalmente reconstruída com técnicas inovadoras para época e é considerada o berço dos arranha-céus. E a melhor forma de ver a combinação de edifícios clássicos, detalhes em art-déco é andar sem rumo pelas ruas de Chicago.
LEIA TAMBÉM: O hype de Chicago: da gastronomia ao lazer, o melhor da cidade do vento
Já as dezenas de opções culturais, museus de arte, musicais trazem uma atmosfera vibrante a cidade. As áreas verdes também são destaques. A natureza vai mudando de cor de acordo com as estações do ano que são muito marcadas e pintam os diversos parques nos tons alaranjados no outono, cor de rosa na primavera, e o branquinho da neve cobrindo as árvores no inverno.
A gastronomia é diversificada. Você encontra de tudo, desde restaurantes estrelados Michelin até opções mais tradicionais. A deep dish pizza é quase um sinônimo de Chicago. Ela tem bordas altas, massa grossa, e parece uma torta. Eu gostei muito e valeu experimentá-la
Agora some tudo isso a época de Natal! Minha impressão é que Chicago é daquelas cidades que vivem de forma intensa o Natal. Eu estive na cidade entre 21 e 26 de novembro de 2025 e a experiência foi muito além do que eu imaginava. A cerimônia de iluminação da árvore de Natal levou milhares pessoas ao Millennium Park. Já a parada que atravessou a Michigan Avenue, a famosa Magnificent Mile, foi pura emoção. Incrível acompanhar a reação das crianças e das famílias vibrando com as atrações e o desfile. Então chegamos a uma pergunta: você já tinha pensado em planejar uma viagem temática para viver o Natal? Aí vai um roteiro com atrações especiais de Natal que eu conheci na bela cidade de Chicago:
- A cerimônia de abertura do Natal e a iluminação da árvore acontece no enorme Millennium Park. Uma curiosidade é a tradição da árvore de Natal, que é a atração principal das festividades de fim de ano da cidade. Ela é doada por uma família local e transportada e instalada no parque.
- A pista de patinação no gelo é montada de forma sazonal também no Millennium Park. E já adianto que mesmo que você seja um viajante sem habilidades para patinar é divertido acompanhar as acrobacias dos patinadores.
- The Christkindlmarket é o tradicional mercado de Natal no melhor estilo alemão. Ele acontece em 3 endereços na cidade de Chicago. Eu fui conhecer o mercado da Daley Plaza. Você vai encontrar comidinhas típicas, bebidas quentes, artesanato, presentes de Natal, música e muito mais. Trata-se de uma experiência imperdível, mas prepare-se porque as filas são grandes, e é bem concorrido.
- Os bares e restaurantes temáticos de Natal são surpreendentes. Eu conheci o Santa Baby Bar. São 3 andares com muitos cenários, bebidas festivas, decorações. A sensação é de estar em uma experiência imersiva.
- A Parada que abriu as festas de Natal aconteceu no dia 21 de novembro e se chama Wintrust Magnificent Mile Lights Festival. Ela percorre a famosa Michigan Avenue e é animada e divertida. Quanto a temperatura, o friozinho das noites de novembro não impediram a ida de milhares de moradores de Chicago e turistas para ver a parada. Em torno de 1 milhão de pessoas se reuniram ao longo da Magnificent Mile. A experiência foi absolutamente emocionante.
- E por último, mas não menos divertido, aproveite para andar sem rumo, se perder pelas ruas do centro da cidade e se encantar com as decorações de Natal de lojas, prédios comerciais e monumentos. A cidade fica linda, iluminada e possui aquele clima mágico do Natal, na minha opinião.
LEIA TAMBÉM: Neuquén é a oportunidade de fazer Slow Travel na Patagônia argentina
E já que estamos em Chicago, a ordem é aproveitar esta cidade fantástica que oferece dezenas de atrações. Listo abaixo algumas que eu considero imperdíveis:
- Navy Pier
- Architecture River Tour
- Art Institute of Chicago
- Sheed Aquarium
- Skydeck Chicago
- 360 Chicago Observation Deck
- Jogo de Basquete no Chicago Bulls
- Magnificent Mile
- Buckingham Fountain
- Musical na área dos Teatros
- The Loop
- Starbucks Reserve Roastery – a maior loja do mundo da Starbucks com 5 andares
Talvez Chicago ainda seja um destino fora do óbvio nos Estados Unidos quando consideramos cidades conhecidas como Nova York, Miami, Los Angeles ou San Francisco. Mas definitivamente é um destino a ser descoberto e explorado. Foi minha 2ª vez na cidade, agora no Natal, sigo fascinada, e já morrendo de vontade de voltar!
Siga o @portaluaiturismo no Instagram e no TikTok @uai.turismo
