Carros superesportivos são obras de arte da engenharia. Alguns modelos, no entanto, despertam batidas a mais nos corações dos fanáticos. Esse é o caso do T.50. Projetado por Gordon Murray, o esportivo é uma releitura moderna do Mclaren F1, também idealizado pelo mestre.
Gostou? Serão produzidas apenas 100 unidades, cada uma por R$ 16,5 milhões. Isso diz bastante sobre a exclusividade do T.50. E tem muito mais para você conhecer.
Vamos começar pelo motor. Trata-se de uma unidade exclusiva feita sob encomenda pela Cosworth. Trata-se do V12 mais leve do mundo, com apenas 178kg. O propulsor rende 663cv e 47,6kgfm de torque a até 12.100rpm. Imagine o ronco!
Acha que isso é tudo? Errou. O modelo ainda conta com uma espécie de turbina traseira. Ela é alimentada por um sistema elétrico de 48v e tem função importante. Além de acrescentar 50cv extras ao motor, aumenta em até 50% o downforce — o que ajuda a manter o carro colado ao chão e a melhorar ainda mais as frenagens.
Chassi e carroceria são totalmente produzidos em fibra de carbono. Com isso, o T.50 pesa insanos 986kg, quase o mesmo que um Volkswagen Up TSI (951kg).
Visualmente, o esportivo adota linhas semelhantes às do Mclaren F1, com pequenas atualizações. A novidade parece bastante uma releitura moderna do superesportivo que impressionou o mundo nos anos 1990.
Por dentro, o T.50 segue a mesma linha do Mclaren. Posição de direção central, com espaço para dois ocupantes nas laterais. O câmbio será sempre manual de seis marchas. Vale destacar que a Gordon Murray irá tirar as medidas dos felizes proprietários do modelo para montar tudo com a precisão da mais alta costura. Legal, hein?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.