Uma luz no fim do túnel

postado em 16/09/2020 22:14
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

O que vem à sua cabeça quando pensa em uma mineradora? Um lugar sujo, barulhento e nada amigo da natureza? Na contramão disso tudo, uma empresa de logística realizou as primeiras entregas zero emissão de CO2 à duas extrações de minério. O modelo escolhido foi a van 100% elétrica BYD-T3.

O primeiro teste ocorreu entre a unidade da transportadora, em Contagem (MG), no mês de julho, e a sede da Vale em Nova Lima (90km ida e volta). O segundo trajeto ligou a cidade de Parauapebas (PA) à Carajás — a maior mina de minério de ferro do mundo (140km ida e volta).

Com 109cv e 18kgfm de torque, o utilitário chinês promete 300km de autonomia com apenas uma recarga, além de extremo silêncio, durante a rodagem, e baixo custo de manutenção. Para completar, a energia para as baterias, nas unidades da Transcota, é captada por meio de placas fotovoltaicas. “É hora de repensar os impactos ambientais inerentes às operações atuais. Criar soluções inovadoras e sustentáveis deve ser prioridade das empresas 4.0”, declara Felipe Marçal Cota, engenheiro de produção e CEO da empresa.

A iniciativa de eletrificar parte da frota, em casos como esse, é tímida perto do tamanho dos impactos de uma mineradora, mas são extremamente bem-vindos. Seguimos na torcida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação