Há quatro anos, chegava ao mercado Brasileiro o Honda WR-V. Uma mistura de Fit com HR-V. No entanto, o crossover nunca foi um sucesso de vendas. Parte da culpa era por conta da falta de equipamentos de segurança, como controles de estabilidade e tração. Tecnologias que, finalmente, equipam a linha 2021.
O WR-V 2021 chega com uma cara mais comportada. Na dianteira, recebeu Led no conjunto óptico e moldura nos faróis de neblina. A parte cromada, antes grande demais, ficou mais discreta jogando toda a atenção para o logo da Honda. O para-choque também mudou, deixando o carro 6cm maior, sem influenciar no entre-eixos (2,55m).
Na traseira, as novas lanternas em Led e os detalhes cromados, agora, seguem a discrição da dianteira. No porta-malas, foram mantidos os 363 litros de capacidade.
Pra quem vai sentado atrás, bastante espaço para os joelhos. Três encostos de cabeça e cinto de três pontos, para todos os ocupantes, além do isofix, são de série. Ao centro, nada de saídas de ar-condicionado muito menos portas USB.
Quem comanda o volante deve perceber o revestimento em couro mais esportivo e, também, as borboletas para a troca manual das marchas. Alguns detalhes em black piano e em couro deixam o painel com aspecto refinado. A central multimídia segue com tela de 7 polegada e layout antigo, porém com conexão ao Android Auto e Apple CarPlay.
Embaixo do capô, encontramos o mesmo motor 1.5 flex de até 116cv e 15,3kgfm de torque. O câmbio é o conhecido CVT, focado na economia de combustível e no conforto — principalmente na cidade. Ele ainda grita um pouco quando você acelera forte. Algo que pode incomodar os motoristas mais chatos, que é o meu caso.
Em nosso teste por Brasília, uma cidade plana e com vias largas, eu exalto o bom trabalho da suspensão — também sem mudanças. O ponto mais forte do carro está relacionado ao conforto. O sistema “Magic Seat”, que permite erguer os bancos traseiros para otimizar o espaço interno, pode ser um fator decisivo na hora da compra.
A nossa avaliação foi realizada na versão mais cara, a EXL, que adiciona, além do que já comentei, ar-condicionado automático, retrovisor interno fotocrômico, piloto automático e assistente de partida em rampas e seis airbags. Tudo pelo preço de R$ 94.700. Caso decida ficar com as versões de entrada, a LX sai por R$ 83.400 e a EX, intermediária, por R$ 90.300.
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Ficha técnica
MOTOR
dianteiro, flex, 4 cilindros, 16v, 1.497 cm3, comando simples variável
POTÊNCIA
115/116 cv a 6.000 rpm / 15,2/15,3 kgfm a 4.800 rpm
TRANSMISSÃO
automática CVT
SUSPENSÃO
Independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira
PNEUS
195/60 R16
FREIOS
Discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD
PESO
1.149 kg em ordem de marcha
DIMENSÕES E CAPACIDADE
Comprimento 4,06m, largura 1,73m, altura 1,57m, entre-eixos 2,55m;
Tanque de combustível
45 litros