Clayton Sousa

Correio Braziliense
postado em 07/10/2020 21:40
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Poeira e solidariedade

Já olhou o calendário hoje? Faltam 22 dias para a largada do Rally dos Sertões 2020. Os competidores, neste ano, cruzarão 5.000km — do Autódromo Velocitta em Mogi Guaçu (SP) até o município de Barreirinhas (MA). A chegada está prevista para 7 de novembro.

Devido à pandemia, as equipes dormirão em “bolhas”, uma espécie de acampamento, com internet, banheiros e alimentação, montadas ao longo de cinco estados e do Distrito Federal. Quem desrespeitar o isolamento será desclassificado e terá de abandonar a competição. Para compensar o distanciamentos das comunidades carentes, com efeitos diretos na economia, a organização promete doar cestas básicas e instalar unidades de telemedicina ao longo do percurso.

A 28ª edição do maior Rally das Américas contará com a participação de pilotos experientes, como Rubens Barrichello, Felipe Fraga, Ingo Hoffmann, Nelsinho Piquet e Thiago Camilo.

Instituto Renault completa 10 anos no Brasil

Mais do que fabricar carros, as montadoras precisam olhar ao redor. Entender as necessidades, principalmente, das comunidades onde as linhas de produção estão instaladas. Nessa direção, a Renault do Brasil criou o Instituto Renault.

A iniciativa realiza projetos de educação, desenvolvimento social e de sustentabilidade ambiental. Desde a sua criação, em 14 de setembro de 2010, mais de 755 mil pessoas foram beneficiadas. “Estamos muito felizes com tudo o que o Instituto Renault construiu até aqui e seguiremos atuando para gerar renda, estimular o empreendedorismo social e a educação”, explica Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil. Para saber mais sobre a instituição, acesse o site http://institutorenault.com.br/.

Japonês à francesa

Conversei, recentemente, com a Toyota para saber se o Etios sairia de linha neste ano. A fabricante negou com os pés juntos. Pois bem! Dois meses após anunciar a linha 2021 dos modelos, hatch e sedã, a marca enxugou ainda mais o portfólio do carro. Sai de cena a versão de entrada, X, em ambas as carrocerias, permanecendo apenas a configuração X Plus.

O Etios Hatch custa, agora, R$ 63.590, com câmbio manual de seis marchas, e R$ 69.290, quando equipado com transmissão automática de quatro velocidades. Já o irmão sedã é vendido entre R$ 66.790 e R$ 72.690. O motor é sempre 1.5, flex, de até 107cv e 14,7kgfm de torque. Dessa forma, o valente japonês, elogiado pela mecânica confiável, mas questionado pelo design despede-se aos poucos do Brasil.

Aventura em família

A Jeep confirmou, na última quarta-feira, 7/10, os preparativos para a chegada do seu terceiro SUV que será produzido em Goiana (PE). Ainda sem nome divulgado, o modelo terá capacidade para sete pessoas, apenas motores turbo (1.3 flex e 2.0 diesel), além de desenho totalmente nacional.

A promessa é a criação do veículo mais sofisticado e tecnológico da marca, no Brasil. O lançamento do SUV, equipado com uma nova central multimídia de 10 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, está previsto para o segundo semestre de 2021 — como parte das comemorações dos 80 anos da Jeep.



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