AVALIAÇÃO

Valeu a pena esperar

Depois de entrar no segmento de utilitários com atraso, VW parece ter encontrado a fórmula perfeita com o Nivus

Fabio Perrotta Jr.
postado em 07/10/2020 21:42
 (crédito: Fabio Perrotta Jr./Vrum)
(crédito: Fabio Perrotta Jr./Vrum)

Lançado em meados de junho, o Volkswagen Nivus chegou fazendo estardalhaço no segmento de SUVs compactos. Visual diferenciado, central multimídia exclusiva e motorização turbo eram apenas alguns dos seus atrativos. Passados quase quatro meses da sua chegada, será que o modelo é isso mesmo?

Sem muitas delongas, começaremos essa avaliação já respondendo à pergunta. Sim, o Nivus é aquilo tudo que foi prometido… e mais um pouco.

Com os carros cada vez mais caros, no Brasil, por uma série de variáveis, é difícil falarmos em bom custo e benefício. O Nivus é um dos poucos, senão o único, que pode ostentar esse título.

O modelo, com muita tecnologia e um belo porta-malas de 415 litros, não é barato. Longe disso. Mas, quando comparado com os seus concorrentes, ele é bastante honesto.

Avaliamos a versão Highline, topo de linha, equipada com o pacote Lauching Edition, que acrescenta com rodas, teto e retrovisores escurecidos. No lançamento, essa versão custava R$ 98.290. Após o recente reajuste de preços feito pela VW, o modelo, com os mesmos mimos, chegou na casa dos R$ 100.670.

Mais do que aparência

O design é o primeiro impacto do Nivus — um dos mais acertados da linha Volkswagen. O visual é tão acertado que o carro aparenta pertencer à categorias superiores.

Apesar de posicionar-se um degrau abaixo do T-Cross, o Nivus foi apontado como mais caro diversas vezes pelos nossos familiares e amigos. Você concorda?

Suas linhas mais musculosas, somadas ao visual cupê, normalmente encontrado em utilitários mais caros, foram as principais responsáveis pela boa imagem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • VW Nivus
    VW Nivus Foto: Fabio Perrotta Jr./Vrum
  • VW Nivus
    VW Nivus Foto: Fabio Perrotta Jr./Vrum
  • VW Nivus
    VW Nivus Foto: Fabio Perrotta Jr./Vrum

Desempenho agrada

Debaixo do capô, o Nivus usa o conhecido 200 TSI (1.0 turbo) de até 128cv e 20,4kfgm de torque. A única opção de câmbio disponível é caixa automática de seis velocidades.

O conjunto é robusto e honesto. Suficiente para movimentar o carro e ainda colaborar com economia de combustível. A pegada do turbo, na casa dos 2.000rpm, ajuda a dar uma sensação de força superior a modelos com motores maiores e aspirados.

O Nivus tem respostas rápidas e o consumo varia entre 10 e 13 km/l na cidade, e 14 e 17km/l na estrada — sempre abastecido com gasolina.

A suspensão filtra bem as irregularidades e conta com um acerto mais justinho, que melhora o desempenho em trechos sinuosos.

Por dentro, a versão topo de linha ganha painel de instrumentos 100% digital e a central multimídia VW Play, que estreou no Nivus e chegou ao T-Cross recentemente.

A tela, com visual limpo e bom funcionamento, tem diversos aplicativos nativos que usam a internet do smartphone.

Além disso, o Nivus, assim como outros carros da VW, tem o tag Sem parar para pagamento de pedágios, estacionamentos, combustível e até mesmo um lanche no Mcdonald's.

Testamos o sistema durante uma semana e a possibilidade de evitar filas e, até mesmo, o contato com atendentes, em drive-thru, agradou.

No quesito espaço interno, o Nivus divide a plataforma com o Polo. Ou seja, os irmãos têm praticamente o mesmo espaço interno. Não é apertado, mas está longe de oferecer o conforto do T-Cross.

Sua grande vantagem está mesmo no porta-malas. São 415 litros de capacidade para guardar bagagens, mais até do que o irmão T-Cross — com 373 litros.

Outro ponto-chave do Nivus está na segurança. A versão topo de linha é equipada com controle de velocidade adaptativo, bastante útil em longas viagens. Os faróis são de Led e proporcionam ótima visibilidade em ambientes noturnos. Além do front assist, que freia o carro automaticamente caso o motorista se distraia, ele conta com frenagem automática pós-colisão para evitar um segundo acidente, em caso de batida.

Com um recheado pacote de equipamentos, tecnologias inéditas no segmento e visual atrativo, o Nivus, hoje, é a melhor compra no segmento de SUVs compactos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação