Carros voadores sempre rondaram o imaginário popular. Possivelmente, a primeira visão desta cena ganhou o mundo com a série animada Os Jetsons, produzida pelo estúdio Hanna-Barbera. Os episódios iniciais foram transmitidos entre 1962 e 1963.
Ao longo dos anos, muitos tentaram tornar esta ideia uma realidade, mas voar ainda é caro, burocrático e para poucos. A última iniciativa foi divulgada pela startup japonesa Sky Drive. A promessa é lançar o veículo em 2023.
Como o projeto encontra-se em desenvolvimento, o preço final não foi divulgado. A startup anunciou, apenas, que o veículo terá um valor similar ao de um automóvel. Resta saber se o brinquedo será “acessível” como um modelo de entrada ou exclusivo como um Rolls-Royce.
O protótipo utilizado no teste tripulado foi o SD-03 — um monoposto com a base de pouso muito semelhante à de um helicóptero, mas sem a cauda. A propulsão é feita por quatro pequenas hélices duplas. O voo, realizado em agosto, durou aproximadamente quatro minutos.
O ruído produzido pelas hélices do SD-03 é como o de um colossal enxame de abelhas. Muito diferente do som, quase terapêutico, produzido pelos carros dos Jetsons, que ainda tinham o benefício de se transformarem em maletas, depois de estacionados.
O veículo-conceito conta com um design bem mais futurístico do que o do protótipo. Suas proporções são de 4 metros de comprimento, 3,5m de largura (o dobro de um automóvel) e 1,5m de altura. Ou seja, seria necessário duas vagas convencionais para estacioná-lo.
O SD-XX terá capacidade para duas pessoas (posicionadas em fila), dentro de uma escotilha, semelhante à de um caça. A propulsão também é feita por quatro pares de hélices instaladas nas extremidades. O veículo ainda conta com quatro rodas pequenas — uma à frente, duas paralelas mais ao centro e uma na parte traseira.
A velocidade de cruzeiro será de 60 km/h e a autonomia das baterias ficará entre 20 e 30 quilômetros. Fazendo os cálculos, cada vôo durará, no máximo, trinta minutos. Como o peso máximo de decolagem é de 500 quilos, considerando tripulação e toda a estrutura, a aeronave deve ser bastante leve. E aí, você teria coragem de dar uma volta nela?
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.