Mobilidade elétrica

Diversão garantida!

Aceleramos o scooter Ciclo City, da Bull Motors

João Fusquine
postado em 15/10/2020 00:04 / atualizado em 15/10/2020 00:06
 (crédito: Vrum/CB)
(crédito: Vrum/CB)

Os veículos elétricos estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Sejam eles carros, motocicletas e até caminhões. Vários modelos assim são comercializados, oficialmente, por grandes marcas.
Aproveitando essa onda futurista, quem virou febre não só em Brasília, mas no Brasil todo são os scooters elétricos. Eles são leves, fáceis de guiar e com manutenção em conta.
O modelo que testamos é o Ciclo City Veloce, da Bull Motors. A empresa, fundada em 2002, importa, monta e comercializa veículos movidos elétricos e movidos a combustão focados na diversão, no lazer e no trabalho.
O Ciclo City agrada ao primeiro olhar. Ele possui faróis, setas e painel 100% digital, com conexão bluetooth, para sincronizar o smartphone.
O banco tem espaço para duas pessoas e há um pequeno compartimento, abaixo do assento, para guardar o carregador, a carteira e o celular. Os freios são a disco nas duas rodas e o amortecedor duplo — na dianteira e na traseira.

Bateria

Um dos principais itens quando falamos em veículos 100% elétricos é a bateria. Localizada abaixo do banco, ela é de Íon-Lithium, ou seja, não vicia. Possui uma autonomia de aproximadamente 35 quilômetros. O tempo de carregamento, claro, depende do estado da bateria. Para obter uma carga boa, use a tomada de duas a quatro horas.
A velocidade máxima declarada pela empresa é de 45km/h. No entanto, alcancei 60km/h em uma descida. E foi bem legal.

Como anda?

Andar com o Ciclo City é uma diversão. Após girar a chave, ele já está ligado e não emite qualquer barulho. Por conta do motor 100% elétrico e com 1.000 watts de potência, o torque é imediato. Quem está no comando ainda pode selecionar três modos de condução: baixo, médio e alto.
O intermediário é suficiente para a maioria dos terrenos, porém, em subidas, dependendo do peso do condutor, o scooter perde bastante velocidade.
A suspensão é dupla, porém, quem está no comando sente todos os desníveis do solo. Os pneus são pequenos, da marca Big Tire, com medidas 225/55-8.
Por se tratar de um veículo com o piso plano, a ciclística é bem diferente da de uma motocicleta. Você precisa ter um pouco mais de equilíbrio e os pés ficam posicionados bem ao centro. Entretanto, é fácil a adaptação e o Ciclo City faz curvas muito bem.
O modelo está disponível a partir de R$ 9.899, nas lojas da Bull Motors, em três cores. Ainda há alguns opcionais como uma bolsa, localizada na parte de baixo do guidão, para guardar pequenos objetos.
Pode não parecer, mas os 30km de autonomia são suficientes. A praticidade da bateria ser retirada e recarregada no escritório ou em casa aumenta, ainda mais, a praticidade do Ciclo City.
Com pequenas dimensões, ele cabe com tranquilidade nas garagens da maioria dos prédios — juntamente com um carro hatch. Apenas tome cuidado com a segurança. Pela leveza (55kg) e pelo visual invocado, o scooter pode ser um alvo fácil dos ladrões de plantão.

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