Em um país onde design e central multimídia são considerados mais importantes do que os controles de tração e estabilidade, esse rebaixamento da nota do Hyundai HB20, para apenas uma estrela, pode até não chocar tanta gente. Mas é muito sério.
A segurança deve ser o primeiro aspecto a ser analisado na compra de um veículo. Até porque as notas baixas têm uma única explicação: baixo investimento nos projetos. Poucos são os modelos, atualmente no Brasil, com controles de tração e estabilidade, além de quatro airbags de série. Volkswagen e Toyota lideram o ranking das montadoras com nota máxima em segurança (cinco estrelas).
Em contrapartida, vários carros, listados entre os mais vendidos, amargam resultados desanimadores nos testes de colisão do Latin NCAP. Fiat Mobi (uma estrela para adultos e duas estrelas para crianças), Renault Sandero e Logan (uma estrela para adultos e quatro estrelas para crianças), Ford Ka (três estrelas para adultos e quatro para crianças) e Fiat Argo e Cronos (três estrelas para adultos e quatro para crianças) são alguns exemplos.
Como podemos melhorar esse quadro? Exigindo mais proteção. É simples. Ter uma central multimídia é legal demais, mas rodar em um carro com cinco estrelas é muito melhor. A sua vida agradece.
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