Tecnologia

Na palma da mão

Aplicativo possibilita ter a Carteira Nacional de Habilitação e o documento do veículos diretamente no celular

Fabio Perrotta Jr.
postado em 21/10/2020 20:52
 (crédito: Reprodução)
(crédito: Reprodução)

Muita gente torce o nariz para a tecnologia, mas não há dúvidas de que ela facilita a nossa vida. Uma prova disso é o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que deixa todos os documentos acessíveis na palma da sua mão.

Lançado em novembro de 2019, o app é uma mão na roda. Se você ainda não conhece, fique ligado! Com ele, é possível ter, de forma digital, a Carteira Nacional de Habilitação e, também, o documento do carro. Tudo de forma segura, legalizada e muito simples.

Para começo de conversa, claro, é preciso baixar o aplicativo no seu smartphone. Ele está disponível para aparelhos com sistema Android ou iOS.

Depois disso, a habilitação pode ser obtida digitalmente desde que o documento físico tenha um QR Code na parte interna. Antes de fazer a leitura, é preciso completar um rápido cadastro, no próprio app. Pronto!

E o CRLV?

E não é só a habilitação que está disponível no aplicativo. Também é possível ter o documento do carro ou moto diretamente na tela do celular.

Com o cadastro realizado no aplicativo, ele mesmo puxa, automaticamente, o documento de todos os veículos registrados no CPF cadastrado. Caso isso não aconteça, você precisará do número do Renavam e do código de segurança do recibo (disponível na parte superior direita). Outra coisa legal é que o sistema atualiza o documento para o ano vigente, caso todas as taxas estejam quitadas.

Se o carro for usado por mais de um motorista, sem problema. Pelo próprio aplicativo é possível compartilhar o documento com outros condutores. Tudo de forma simples e bastante funcional. Vale a pena experimentar!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação