Versátil e flexível. Foram estas palavras que a Mercedes-Benz escolheu para definir o GLB em seu lançamento em solo brasileiro. O SUV chega com capacidade para sete pessoas e todo o requinte desejado (e esperado) pelos clientes da marca alemã.
Produzido na fábrica da marca em Aguascalientes, no México, o GLB aposta no seu espaço interno para emplacar no segmento de SUVs premium. Nessa direção, o principal destaque, claro, é a terceira fileira de bancos projetada para pessoas com até 1,68m de altura.
Não vai levar tanta gente? Então, o porta-malas pode ser ainda melhor aproveitado - saltando de 130 litros para até 1.680.
Com porte semelhante ao de um Volkswagen Tiguan Allspace, o GLB tem 2,82m de entre-eixos. Como comparação, o modelo da VW conta com 2,79m. No comprimento total, contudo, o Mercedes é 7cm mais compacto do que o Tiguan (4,63m e 4,70m, respectivamente).
Por fora, o GLB herdou a identidade visual de outros SUVs da Mercedes. Na dianteira, um dos destaques é a enorme grade, com a estrela da marca, alocada entre duas barras de plástico na cor de aço escovado. Os faróis, claro, têm LEDs em todas as posições.
Na lateral, a carroceria ostenta vincos com bastante personalidade. A traseira é a parte do modelo com menos ousadia. As lanternas, também em Led, são bem discretas. O principal ponto, em termos de design, é a porção prateada na parte inferior do para-choque.
Modernidade
Por dentro, o GLB deixa claro que é um Mercedes. Acabamento impecável e painel semelhante ao de outros modelos da marca.
Equipado com o sistema multimídia MBUX, com um dos melhores comandos por voz da indústria, o SUV recebeu, também, um painel de instrumentos 100% digital e personalizável. No quesito tecnologia e segurança, o GLB não decepciona.
O sonho de consumo de muitas famílias é equipado com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e mudança de faixa, sensor de ponto cego, sistema de estacionamento automático, além de cintos de segurança com tensores e sete airbags, incluindo a proteção para os joelhos do motorista.
Downsizing
Debaixo do capô, o GLB carrega um motor fruto de uma parceria entre a Mercedes e a Renault. Trata-se de um 1.3 turbinado com 163cv de potência e 25,4kgfm de torque. Para economizar combustível, em velocidades mais baixas e tranquilas, o novo propulsor desliga dois cilindros de forma automática. Pisou forte no acelerador, tudo volta ao normal.
O câmbio é do tipo automatizado de dupla embreagem e sete marchas. Já a tração é dianteira.
Disponível nos concessionários de todo o Brasil, o GLB 200 Launch Edition tem preço público sugerido de R$ 299.900.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.