Recorde absoluto

Foguete terrestre

SSC Tuatara ultrapassa os 500 km/h e é o carro mais rápido do mundo

Correio Braziliense
postado em 21/10/2020 21:50
 (crédito: SSC/Divulgação)
(crédito: SSC/Divulgação)

Passei alguns minutos tentando escrever uma introdução interessante para este texto, mas é difícil pensar em algo tão legal quanto um carro de rua que ultrapassa os 500km/h. Você tem noção disso? O dono do feito é o SSC Tuatara.

Apesar do nome esquisito, o modelo produzido nos Estados Unidos é o novo recordista de velocidade do mundo automotivo. O superesportivo, equipado com um motor V8, flex, biturbo, tem insanos 1.774cv de potência e 176,9kgfm de torque. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.

Com apenas 1.247kg, carroceria em fibra de carbono e aerodinâmica digna de um foguete terrestre, a máquina fez história em uma estrada nos arredores de Las Vegas, nos EUA. Para o recorde ser homologado, é necessário dois testes, um em cada sentido da via. A velocidade oficial é obtida em uma média desses dois trechos.

O SSC Tuatara conseguiu a marca de 508,73km/h na prova. No primeiro traçado, a velocidade foi de “apenas” 484,53km/h. Já no segundo, o modelo alcançou incríveis 532,93km/h. Para ver o supercarro em ação, aponte a câmera do seu celular para o QR code ao lado. (https://www.youtube.com/watch?v=xEECIUynFW8&feature=emb_logo)

De acordo com o piloto britânico Oliver Webb, o Tuatara tinha disposição para ir além, mas ventos cruzados colocavam-no em risco e, também, o “brinquedo”.

O SSC Tuatara terá apenas 100 unidades produzidas, cada uma tabelada em US$ 1,6 milhão, algo na casa dos R$ 9 milhões em conversão direta. Se você gosta de velocidade e exclusividade, a hora é essa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação