Você já ouviu falar dos Millennials? São as pessoas nascidas entre 1981 e 1996, num período muito importante da história e com grandes avanços — principalmente voltados à tecnologia, como o surgimento da internet.
E essa galera esperta, que eu me incluo (nasci em 1981), mostra que não só de SUVs vive a humanidade. Uma pesquisa mundial, encomendada pela Nissan, revelou que 80% dos entrevistados (75%, no Brasil) pretendem comprar um sedã. Desde que ele seja bonito e completão! A resposta da montadora é o lançamento do Novo Versa 2021.
O modelo será mais uma opção no segmento de sedãs compactos. O antigo Versa continua em linha, mas, agora, chama-se V-Drive.
Sobre o novo Versa, é impossível falar dele sem mencionar o visual. O modelo chega com design moderno e bastante atraente. Ouso dizer que o Novo Versa é um dos modelos mais bonitos do segmento. A aparência tem inspiração tanto no March europeu quanto no Sentra — sucesso de vendas na China. Faróis e lanternas são de LED, na versão mais completa, Exclusive, enquanto a grade em formato de V e com acabamento cromado dá um tom robusto e sofisticado ao sedã.
Por dentro, o Versa é praticamente um Kicks. Painel de instrumentos, sistema multimídia, volante e até mesmo o console central foram herdados do utilitário.
A semelhança entre os dois não para por aí. Os modelos compartilham, também, o motor 1.6 de 114cv e 15,5kgfm de torque e os câmbios (manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT). Um propulsor turbo seria bem-vindo? Claro. No entanto, o trem de força atual é justo para o carro e garante boa autonomia. O câmbio CVT, apesar de fazer o motor trabalhar com giros altos, em acelerações mais fortes, garante conforto e ajuda nos números. Segundo o Inmetro, as médias são 11,8km/l, na cidade; e 13,8km/l, na estrada, com gasolina.
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Tecnologia embarcada
Em busca de destaque em um mercado tão concorrido, o Novo Versa pode ser equipado com um pacote de tecnologias bem interessante. O modelo, topo de linha, tem alerta de colisão frontal com assistente autônomo de frenagem, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de ponto cego, alerta de objetos no banco traseiro, além de câmera 360°. Para ficar mais completo ainda, o modelo só ficou devendo controle de cruzeiro adaptativo e saída de ar-condicionado para os passageiros do banco de trás.
Seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente para partida em rampa, isofix para fixação de cadeiras infantis, sensor de estacionamento traseiro e chave por presença são itens de série desde a versão de entrada. As rodas são 15 polegadas e de ferro, na versão Sense, 16” de liga leve, na Advance, e de 17”, na Exclusive. A central multimídia, com conexão ao Apple CarPlay e Android Auto, com fio, sai de fábrica a partir da configuração intermediária.
Uma lista de equipamentos será colocada à venda nas concessionárias. De frisos e soleiras ao carregador por indução para smartphones. Este último item, muito útil nos dias atuais, custará em torno de R$ 600.
Primeiras impressões
Antes mesmo do lançamento oficial, dirigimos o Novo Versa em um campo de provas, em Tuiuti
(SP). O traçado, com belas curvas e cheio de cones, ajudou a colocar à prova a boa dirigibilidade do sedã. A sensação é de um carro mais colado ao chão e com resposta mais diretas da direção elétrica progressiva. Outro ponto positivo é o baixo nível de ruído interno. Mérito dos novos revestimentos acústicos no cofre do motor, portas e caixas de rodas. Agora, vamos aos preços: R$ 72.990 (Sense MT), R$ 77.990 (Sense CVT), R$ 83.490 (Advance) e R$ 92.990 (Exclusive).
Como um legítimo Mileniall, posso dizer que a Nissan acertou no projeto. O Novo Versa tem design contemporâneo, é bem completo e legal de dirigir. Fora o ótimo espaço traseiro proporcionado pelo entre-eixos de 2,62 metros. Bons atributos frente aos concorrentes que, também, não estão nesse jogo para brincar.
Ficha técnica
Motor: quatro cilindros, flex, 1.598cm³. 114cv e torque de 15,5kgfm (etanol/gasolina)
Câmbio: automático do tipo CVT
Tração: dianteira
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo rígido na traseira
Freios: a discos ventilados na frente e a tambor atrás
Dimensões: comprimento 4,49m, largura 1,74m, altura 1,47m e entre-eixos 2,62m
Peso: 1.137kg
Porta-malas: 482 litros