Na contramão da vida

Clayton Sousa
postado em 05/11/2020 00:38 / atualizado em 05/11/2020 00:39

Os reflexos do coronavírus vão muito além da saúde e da economia. Agora, até a nossa segurança está ameaçada. O Conselho Nacional de Trânsito (Contram) decidiu, a pedido da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), adiar a obrigatoriedade do controle de estabilidade, como item de série, nos modelos 0km vendidos no Brasil para 2024. O prazo acordado, até então, era 2022.


A exigência de teste de impacto lateral, para a homologação dos veículos, também ficará para depois. As regras mais rígidas continuarão valendo, apenas, para modelos inéditos no mercado.

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O perigo do atraso

O sistema, criado pela empresa alemã, Bosch, usa os sensores do ABS para monitorar a direção do carro. Caso ele saia da trajetória ou perca aderência, as rodas podem ser freadas individualmente e a potência do motor, diminuída — sem a intervenção do motorista.
Por meio de um acordo com a Mercedes-Benz, o modelo escolhido para estrear o equipamento, em 1995 , foi o Classe S Coupé. Era de série na versão com motor V12 e opcional, na variante V8.
Apenas para ilustrar o nosso atraso, nos Estados Unidos, todos os modelos 0km são equipados com ESP desde 2012. Por aqui, seguiremos na espera.

Partiu aventura!

Sessenta e cinco amantes do 4x4, a bordo de 30 veículos, participaram do Rally dos sertões 2020, na categoria Light. Depois da adesivagem, na concessionária Soma Suzuki, a turma iniciou a aventura em 1º de novembro, em Brasília, e percorreu cerca de 1.000 quilômetros de trilhas até o município de Minaçu (GO). O retorno aconteceu na terça-feira, 3/11.


Diferentemente dos competidores profissionais, essa galera rodou em modelos sem modificações mecânicas e qualquer briga contra o relógio.


Como parte da aventura, os brasilienses dormiram nas “bolhas” — uma espécie de acampamento, com internet, banheiros e alimentação — montadas ao longo do
percurso. A experiência incluiu, ainda, o acompanhamento de três carros de apoio, da equipe oficial da prova, e até tour pela área exclusiva das equipes de competição.


A edição 2020 do Maior Rally das Américas cruzará 5.000km — de Mogi Guaçu (SP) até Barreirinhas (MA). A chegada está prevista
para o dia dia 7 de novembro.

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