Parceria histórica ... e luxuosa

Correio Braziliense
postado em 11/11/2020 23:19 / atualizado em 11/11/2020 23:19
 (crédito: Embraer/Divulgação)
(crédito: Embraer/Divulgação)

A Porsche e a Embraer anunciaram a fabricação de uma edição limitada, chamada de Duet, da aeronave Phenom 300E e o do 911 Turbo S. Com design exclusivo e interior personalizado, as máquinas só podem ser adquiridas juntas. E não adianta insistir.


De um lado um dos carros mais icônicos e desejados do mundo — com motor 6 cilindros biturbo e capacidade de acelerar de 0 a 100km/h em 2,7 segundos. Do outro, o jato executivo mais rápido e de maior alcance da indústria. Ele é reconhecido, também, pelo grande espaço na cabine e no bagageiro.
Quem quiser (e puder) bancar a dupla, por cerca de R$ 59 milhões, ganhará um conjunto de malas, com o logo da Duet, além de um relógio de titânio inspirado no cockpit da aeronave. Para quem tem dinheiro, realmente, o céu é o limite.

A um passo do aperto de mão

A fusão entre os grupos PSA (Peugeot, Citroën, DS, Opel e Vauxhall) e FCA (Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Dodge, Fiat, Fiat Professional, Jeep®, Lancia, Ram e Maserati) está cada vez mais perto de ser concretizada. Em 9 de novembro, as empresas divulgaram o logotipo oficial que representará a junção de 50/50%.


A Stellantis, nome do conglomerado de 14 marcas automotivas, promete ser um marco no desenvolvimento de veículos sustentáveis e prontos para um novo tempo. A previsão é de que todas as negociações, entre PSA e FCA, estejam finalizadas até o primeiro trimestre de 2021.

 

Conectados com o futuro

Pegar estrada com carro elétrico, no Brasil, é impossível? Se você acha que sim, certamente levará um choque com essa notícia. Donos de modelos 100% independentes de postos de combustíveis, de várias regiões do país, como o Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Paraná, foram rodando até o 2º Encontro da Mobilidade Elétrica, organizado pela Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABRAVEI), em São José dos Campos (SP).
Algumas montadoras aproveitaram o evento, em 1º de novembro, para expor 14 modelos eletrificados (três híbridos plug-in). Entre os destaques estavam o Audi e-tron e o Volvo XC 40 Recharge — neste último caso, com venda prevista, no país, para agosto de 2021.


“A importância desse encontro foi mostrar para a sociedade que a mobilidade elétrica, no Brasil, é viável. Atualmente, a gente consegue viajar com esse tipo de veículo — com dificuldade, mas consegue. Mas, nos centros urbanos, não tem erro. A tomada doméstica ou os carregadores de conveniência (em supermercados, shoppings centers, etc.) resolvem o dia a dia”, afirma o presidente da ABRAVEI, Rogério Markiewicz.


Apesar de tímidos, frente aos 9.750 veículos com essas tecnologias (elétricos e híbridos) emplacados no Brasil (0,001% do total), eventos como esse podem, sim, estimular novos caminhos para a nossa mobilidade. Outra frente importante é a instalação de mais carregadores públicos (atualmente, temos cerca de 1.000 espalhados pelo país — 315 deles da Volvo). Seguimos na torcida!

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