Elétricos

Família crescendo

BMW iX é o novo modelo da linha de elétricos da marca alemã. Utilitário tem até 600km de autonomia e 500cv de potência

Correio Braziliense
postado em 18/11/2020 21:26
 (crédito: BMW/Divulgação)
(crédito: BMW/Divulgação)

A BMW tem investido forte nos modelos elétricos e o próximo lançamento já está engatilhado. Trata-se do BMW iX, um SUV grande e 100% movido a eletricidade.

Apresentado como conceito, o iX tem porte semelhante ao do X7, maior utilitário da marca. Levando essa importante pista em consideração, ele chegará para concorrer com o Audi E-Tron, Jaguar I-Pace e Mercedes-Benz EQC.

Além do porte avantajado, o modelo promete números interessantes de desempenho. São mais de 500cv de potência gerados por dois motores — um em cada eixo. A cavalaria exata, assim como o torque, só será divulgada no lançamento oficial, ainda sem data definida. No entanto, a produção está confirmada para o segundo semestre de 2021, em Dingolfing, na Alemanha. Com tração nas quatro rodas, o iX vai de 0 a 100km/h em menos de 5 segundos. Tempo digno de um esportivo.

Com 3 metros de entre-eixos, o design do iX foi milimetricamente pensado para oferecer a menor resistência ao vento possível. E deu certo. O utilitário tem 0,25 de coeficiente aerodinâmico, número bastante semelhante ao do Toyota Prius. No fim das contas, o SUV ganhou cerca de 10% de autonomia. O utilitário pode percorrer, segundo a BMW, até 600 quilômetros com uma única recarga.

Por falar em autonomia, as baterias, com capacidade para guardar 100kWh de energia, poderão ser completamente recarregadas em menos de 11 horas. Isso com a ajuda de um carregador tipo wallbox.

Tecnologia de ponta

Por ser um futuro lançamento, ainda mais elétrico, o iX será o suprassumo tecnológico da BMW. Ele receberá uma evolução do sistema de condução autônoma da marca e integração à rede 5G. Além de constantes atualizações, poderá, também, ter funcionalidades inéditas, ainda não divulgadas pela fabricante.

No interior, com amplo uso de materiais recicláveis, a maioria dos comandos poderá ser dada por voz e as informações, visualizadas em duas telas gigantes de 12,3 e 14,9 polegadas. O painel de instrumentos, obviamente, é 100% digital.

Confesso que tem sido bem legal acompanhar a eletrificação na indústria automotiva mundial. O único choque é saber que o show, pelo menos por enquanto, está restrito, apenas, aos mais endinheirados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação