A Toyota apresentou, nesta semana, a aguardada linha 2021 da Hilux. A caminhonete, tão querida pelos brasileiros, mudou por fora e por dentro, além de ter ficado mais equipada. Os preços, claro, subiram e começam em R$ 145.390.
Picape média mais vendida do país, a Hilux, apenas para efeito de comparação, vendeu mais que a VW Saveiro neste ano, mesmo custando muito mais caro. A picape japonesa chega, importada da Argentina, em nove versões — divididas entre opções flex e diesel.
Comum em todas está o visual mais arrojado. A Hilux 2021 ganhou novos faróis, grades e parachoques para valorizar a robustez. A versão SRX, topo de linha, tem faróis bi-LED e lanternas, também em LED, com novo grafismo.
As rodas de liga leve da Hilux SRX e SRV possuem acabamento em preto e são calçadas com pneus 265/60R18. Nas configurações SR e Power Pack, os pneus têm 265/65R17. Nas demais configurações, as dimensões são 225/70R17.
Por dentro, a principal alteração (e muito esperada) é a central multimídia — bem parecida com a do Corolla 2020 — com tela de 8”, câmera de marcha à ré, GPS integrado, tevê digital e conexão ao Apple CarPlay e Android Auto. Quem levar a opção mais cara, SRX, ainda desfrutará de um sistema de som premium da marca JBL com seis alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
Além do visual
Vamos à melhor parte. A picape também passou por mudanças mecânicas. A suspensão foi um dos itens no radar dos engenheiros para aumentar o conforto. No caso da SRX, os amortecedores estão com um diâmetro 6,7% maior do que os do modelo anterior.
Além disso, a Toyota trocou as buchas na junção das molas com o chassi. Novos suportes de cabine prometem maior rigidez lateral e menos vibrações transmitidas ao motorista e passageiros.
Debaixo do capô, o tão esperado aumento de 15% de potência no motor a diesel. Agora, ele gera 204cv e 50,9kgfm de torque — com transmissão automática. As Hilux equipadas com câmbio manual de seis velocidades (Chassi, Cabine Simples e Standard Power Pack) mantêm o torque de 42,8kgfm. O propulsor flex também não mudou e está com os mesmos 163cv e 25kgfm de torque.
Segurança em alta
A linha 2021 da Hilux é, sem dúvidas, a mais segura da história. Todas as versões vêm de fábrica com assistente de subida (HAC), controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (A-TRC), luz de frenagem emergencial automática e três airbags (dois dianteiros e um para os joelhos do motorista).
As versões cabine dupla, tanto diesel quanto flex, contam com mais quatro airbags (laterais e de cortina), sistema universal Isofix e assistente de reboque. Quem chega para a facilitar a vida do condutor são os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, disponíveis nas versões diesel SRX e SRV e flex SRV 4x4 e SRV 4x2.
As Hilux diesel SRX, SRV e SR também possuem Assistente de Descida (DAC).
A maior surpresa, porém, ficou para a topo de linha. Trata-se do Toyota Safety Sense (TSS). O pacote inclui Sistema de Pré-Colisão Frontal com alerta e frenagem de emergência (PCS), Alerta de Mudança de Faixa com condução assistida (LDA) e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Mais potência, segurança e tecnologia. Pelo jeito, a Toyota ouviu os donos e fãs da picape. Demorou, mas ouviu. Vamos ver, agora, como as concorrentes irão reagir. O desafio está lançado.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.
Preços
Toyota Hilux 2021 Flexfuel
SR 4X2 AT R$ 145.390
SRV 4X2 AT R$ 157.490
SRV 4x4 AT R$ 169.790
Toyota Hilux 2021 Diesel (4X4)
Chassi MT R$ 164.790
Cabine Simples MT R$ 170.890
STD Power Pack MT R$ 188.990
SR AT R$ 201.790
SRV AT R$ 216.990
SRX AT R$ 241.990