Dirigir um carro econômico e com baixa emissão de CO2 é legal, né? Agora, se o modelo for da Ferrari, o passeio fica ainda mais interessante. A montadora italiana apresentou o novo SF90 Spider — seu primeiro conversível híbrido plug-in da história.
O trem de força, assim com no SF90 Stradale, é composto por um V8 biturbo, de 769cv, e três motores elétricos, de 217cv (dois no eixo dianteiro e um, no traseiro). Com 1.000 cavalos de potência combinada, aos 7.500rpm, e 91,6kgfm de torque, distribuídos nas quatro rodas por um câmbio automatizado de dupla embreagem e oito marchas, o monstro acelera de 0 a 100km/h em apenas 2,5 segundos. A velocidade máxima é limitada a 340km/h.
Apesar do teto ter sido trocado por uma capota, o carro ficou 100 quilos mais pesado do que o irmão. Culpa das baterias e do reforço estrutural criado pelo time de engenharia da Ferrari. O peso total é de 1.670 quilos.
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Mudança de direção
A Toyota deu mais um passo para se tornar uma empresa de mobilidade — e não apenas uma montadora de veículos. Ela lançou, no Brasil, o Kinto One, serviço de gestão de frotas para empresas. A meta é investir R$ 1,1 bilhão na operação para oferecer 12 mil carros dentro de cinco anos.
O Kinto One é fruto de uma parceria entre a Toyota Financial Services e o grupo japonês Mitsui&Co. Para proporcionar aos parceiros uma redução de custos de até 30%, em relação às frotas próprias, o serviço inclui locação, seguro (total e contra terceiros), logística, troca de pneus, assistência 24 horas e geração de relatórios sobre a utilização dos veículos.
Até agora, só falamos sobre atuação na área corporativa, mas há outro braço do negócio para pessoas físicas: o Kinto Share. Por meio de um aplicativo (oferecido na Apple Store e Google Play, é possível alugar um carro da Toyota e da Lexus por hora ou por dia. A retirada e a devolução, neste caso, são feitos nas próprias concessionárias da marca.
Desde o lançamento no país, ainda com o nome de Toyota Mobility Services, o projeto registrou mais de 70 mil downloads do aplicativo e cerca de 1.200 locações.
Energia limpa
O assunto é o Caoa, mas não vamos falar de carros. O grupo instalou, em seu Centro de Pesquisas e Eficiência Energética (CPEE), em Anápolis (GO), a maior fachada revestida em Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV) do mundo. São 850m² de cobertura capaz de alimentar todos os computadores do prédio.
A tecnologia, segundo a Caoa, gera energia com base no calor, independentemente da direção do Sol. O que faz todo sentido na região Centro-Oeste.
No laboratório escolhido para receber a fachada, construído em 2015 com investimento de R$ 130 milhões, são realizados testes de emissões, homologação e calibração de motores movidos a gasolina, etanol e diesel.