Desafio eletrizante

Correio Braziliense
postado em 02/12/2020 21:41
 (crédito: Audi AG/Divulgação)
(crédito: Audi AG/Divulgação)

Se você ainda torce o nariz para os carros elétricos, prepare-se para torcer para um no Rally Dakar. A Audi será a primeira montadora a participar da prova com um modelo 100% elétrico. Como os deslocamentos diários, na competição off-road mais difícil do planeta, são muito longos, a bateria deve ser recarregada, em movimento, por um gerador acoplado a um motor a combustão com tecnologia TFSI. Os dados técnicos do modelo devem ser anunciados no ano que vem.

O objetivo desse desafio pioneiro é utilizar todo o conhecimento, adquirido nas condições mais extremas, para aprimorar os conjuntos elétricos e a bateria que, futuramente, estarão nas ruas. E de Rally a Audi entende. A marca fez história, em 1981, com a tração quattro. O sistema, atualmente, é utilizado em todos os modelos esportivos da marca, inclusive da linha e-tron.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Ippon merecido

 (crédito: Clayton Sousa/Vrum)
crédito: Clayton Sousa/Vrum

Lançado em outubro, o Nissan Versa fez bonito e levantou a taça de Melhor Carro, pelo Prêmio Americar 2021, com 42% dos votos. O sedã japonês chegou com novo design, direção elétrica, partida sem chave, ar-condicionado digital, central multimídia de sete polegadas com conexão Apple CarPlay e Android Auto, seis airbags, além de controles de tração e estabilidade de série. A versão topo de linha, Exclusive, agrega alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, sensor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, câmera 360 graus, rodas de liga leve 17” e faróis em LED.

O júri da Associação América Latina da Imprensa de Carros, formado por 57 jornalistas de 12 países (incluindo a minha pessoa), escolheram, ao todo, cinco categorias. Confira!

» Melhor Carro: Novo Nissan Versa

» Melhor Importado: Ford Territory

» Melhor SUV: Volkswagen Nivus

» Melhor Picape: Nova Fiat Strada

» Melhor Eletrificado: Audi e-tron




De motorista a piloto

 (crédito: Eurobike/Divulgação)
crédito: Eurobike/Divulgação

Ter um carro esportivo é uma coisa. Explorar tudo que ele oferece (com segurança) é outra completamente diferente. Com o objetivo de oferecer essa experiência aos seus clientes, o Grupo Eurobike realizou uma clínica de pilotagem, com modelos da BMW e da Porsche, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia.

A programação do evento, realizado em 25 de novembro, incluiu aulas teóricas e práticas. Em um primeiro momento, após as instruções, os participantes foram para a pista acompanhados pelos pilotos da empresa 2DRIVE. Depois, bandeira verde para todos explorarem os seus brinquedos ao máximo. “A Eurobike representa marcas de automóveis conhecidos pelo alto desempenho. Cursos como este ajudam os clientes a dirigirem com segurança nas vias públicas e a aproveitarem seus carros da melhor maneira em circuitos fechados”, explica Henry Visconde, presidente do Grupo Eurobike.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação