Conforto acima de tudo

Novidade para a Africa Twin 1100L

Câmbio DCT: uma invenção da Honda que promete fazer você esquecer o manete de embreagem

Correio Braziliense
postado em 09/12/2020 22:18
 (crédito: Clayton Sousa/Vrum)
(crédito: Clayton Sousa/Vrum)

Clayton Sousa

Juro para vocês que sou bem cabeça aberta para inovação. Tecnologias semiautônomas, central multimídia totalmente integrada com telefone celular e várias outras novidades tornam, obviamente, a vida mais fácil.

Quando o assunto envolve as motos, confesso ser mais conservador. Um dia desses, a Honda me convidou para acelerar a Africa Twin com câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT). "Mas, moto bigtrail sem passar marcha? Como assim?”. Isso foi a primeira coisa a passar pelo meu pensamento.

Topei o desafio e fui para o Centro Educacional de Trânsito da Honda, em Indaiatuba (SP). Depois de entender melhor sobre o sistema, também conhecido como “Dual Clutch Transmission” e amplamente utilizado em carros esportivos, hora de acelerar. O começo do teste foi com a Africa Twin com câmbio manual de seis velocidades.

Acelerei a moto como ela merece, afinal, conheço bem o conjunto. Puxadas fortes em retas, manobras fechadas, com barreiras e até trechos off-road. A vontade era de ficar o dia todo lá, porém chegou o momento de colocar os meus conceitos à prova (por mais resistente que eu ainda estivesse).

Olhando rapidamente, era o mesmo veículo — até na cor. A primeira diferença era a ausência da manete da embreagem. No lugar, fica o freio de estacionamento. Liguei o motor, apertei o D (Drive), girei o acelerador e a mágica começou a acontecer. A transmissão realizou as trocas com rapidez e suavidade.

Mérito da dupla embreagem que deixa, sempre, duas marchas pré-engatadas. Quando você está de 4ª, por exemplo, a 3ª e a 5ª ficam prontas para serem usadas, conforme a necessidade. Se preferir, também dá para fazer as seleções, manualmente, por meio de botões posicionados no punho esquerdo.

O motivo do evento, na verdade, era anunciar o DCT como uma das maiores novidades da Africa Twin 1100L 2021. Importada do Japão, a moto deve chegar em meados do ano que vem. Antes, entre abril e maio, começam as vendas do modelo manual, nesse caso produzido em Manaus (AM).

Além da transmissão única no segmento, a aventureira terá painel TFT de 6,5 polegadas e sensível ao toque, novos farol e carenagem, suspensão eletronicamente ajustável e motor levemente maior. Ele passará de 1.000cm³ para 1.100cm³. As demais informações técnicas são mantidas em sigilo, devido às possíveis alterações impostas pelas medições de poluição e ruídos.

Na Europa e Estados Unidos, o propulsor rende 102cv e 10,7kgfm de torque. Independentemente disso, uma coisa é certa: o tal do câmbio de dupla embreagem, assim como aconteceu comigo, tem tudo para te surpreender. Aposta?

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  • Africa Twin 1100L
    Africa Twin 1100L Foto: Clayton Sousa/Vrum
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    Africa Twin 1100L Foto: Clayton Sousa/Vrum
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    Africa Twin 1100L Foto: Clayton Sousa/Vrum

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