Por CB Vitrine
Os termogênicos estão entre os queridinhos dos praticantes de atividade física. Isso porque, ao turbinar a queima calórica, esse suplemento promete acelerar o processo da perda de peso e melhorar a definição muscular. De forma resumida, as substâncias presentes no termogênico aumentam a temperatura corporal e estimulam os sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central - o que costuma trazer mais energia e disposição para os exercícios físicos.
Porém, esses suplementos não podem ser considerados uma fórmula mágica, alerta o nutricionista e educador físico Luiz Paulo Borges. “A principal questão para o processo de emagrecimento é o déficit calórico (ingerir menos calorias do que consome) e os efeitos dos termogênicos, no geral, são temporários. Resultados duradouros e sólidos são alcançados pelas adaptações metabólicas geradas pelo treino e alimentação equilibrada”, afirma.
Apesar de os termogênicos colaborarem com um aumento do metabolismo (entre 50 a 100 kcal em doses altas), eles costumam gerar efeitos colaterais, como alterações do humor, boca seca, tremores e insônia, podendo chegar a arritmias cardíacas e infarto. Por isso é imprescindível fazer o uso conforme indicação médica e se atentar para aqueles que são liberados pela Anvisa no Brasil, geralmente à base de cafeína, chá verde e capsaicina.
Confira as opções de termogênicos com melhor custo-benefício, todos aprovados para venda:
