Inicialmente, falaram em leão, mas, por falta de juba, seria na verdade uma fêmea.
A área das buscas cobriu dois municípios de Brandemburgo, um dos dezesseis estados do país. E envolveu mais de 200 pessoas, entre agentes de segurança e veterinários.
Um dos municípios foi Kleinmachnow, que tem uma área de 12 km² com uma população de 21 mil habitantes.
O outro município que concentrou as buscas foi Stahnsdorf, que ocupa uma área de 49 km² com cerca de 16 mil moradores.
A origem do animal era incerta. A polícia disse que na região existem instalações que abrigam animais, como zoológicos e circos, mas ninguém reportou o desaparecimento de uma leoa.
No entanto, como o animal teria sido visto, as buscas estavam intensas para tentar capturar logo a tal leoa e evitar problemas.
Viaturas da polícia alemã se distribuíram em diversas partes da região, com equipes preparadas para a captura do animal, sem necessidade de feri-lo, usando equipamentos adequados para a imobilização.
As buscas também foram feitas pelo ar, com auxílio de helicópteros e drones.
As autoridades alertaram para que os tutores deixassem os animais domésticos dentro das residências enquanto a leoa não fosse encontrada.
Brandemburgo é um dos 16 estados da República da Alemanha. Fica no leste do país e tem 14 distritos e 4 cidades.
O estado, como um todo, tem 2,5 milhões de habitantes. É sua capital, Potsdam, faz limite - a leste - justamente com a capital Berlim.
A região tem áreas de mata bem próximas das zonas urbanas, o que eventualmente causa preocupação.
Ou seja, todo esse alvoroço com a 'leoa' solta pelas ruas ocorreu numa região relativamente próxima do centro nervoso do país.
Agora, porém, a polícia divulgou que certamente era um javali, já que essa espécie costuma aparecer na região e, se houvesse uma leoa solta, a equipe já teria encontrado animais mortos na rua ou outros vestígios da presença do felino. Na foto, um javali. Fica a dúvida: como puderam confundir javali com leoa?