Tecnologia

Telejornal na Índia usa apresentadora criada por IA


Por Flipar
Alex Knight pexels

Na Índia, uma inovação tem intensificado esse debate: apresentadores de notícias gerados por inteligência artificial (IA) agora conduzem programas em empresas de mídia locais.

reprodução twitter

Segundo a CNN, essa novidade surgiu pela primeira vez no país em abril deste ano, no canal de notícias 'Aaj Tak', pertencente ao grupo 'India Today'.

reprodução

O 'India Today' é uma das principais organizações de mídia da Índia.

divulgação

Na ocasião, foi utilizado um chatbot chamado Sana, que ficou responsável por apresentar os notícias do dia.

reprodução

Em outra região da Índia, a emissora de televisão 'Odisha TV' adotou uma abordagem semelhante e introduziu a apresentadora Lisa, também criada por inteligência artificial.

reprodução twitter

Ela está responsável por ler as principais notícias em Odia, o idioma local.

reprodução twitter

Lisa é retratada usando um sari (tipo de roupa tradicional para mulheres da Índia) e possui traços característicos de olhos e cabelos escuros.

reprodução twitter

Ela está sendo designada para apresentar as notícias tanto na televisão quanto nas plataformas digitais da empresa e chegou a ser aplaudida em um evento público.

reprodução twitter

Alguns espectadores desatentos podem até confundir Lisa com uma apresentadora humana.

reprodução twitter

Uma análise mais detalhada, porém, é possível notar que ela pisca os olhos lentamente e faz pouquíssimos gestos com as mãos.

reprodução twitter

Além disso, o chatbot possui uma voz robótica e monótona, não sendo capaz de transmitir a mesma entonação que os jornalistas humanos aplicam durante suas apresentações.

reprodução twitter

Apesar disso, o perfil do Twitter da 'Odisha TV' já apresenta o chatbot como parte de sua equipe.

divulgação

Em algumas postagens, o chatbot é retratado sem o sari, com os cabelos soltos.

reprodução twitter

Apesar das limitações, o jornal 'South China Morning Post' (SCMP) sugere que Sana e Lisa podem desempenhar um papel importante no acesso às notícias na Índia, um país que possui mais de 20 idiomas oficiais diferentes.

Naveed Ahmed Unsplash

Enquanto Lisa é capaz de se comunicar apenas em inglês e Odia, Sana possui a impressionante capacidade de interagir em 75 idiomas diferentes.

reprodução twitter

Tanto o 'India Today' quanto a 'Odisha TV' afirmaram que os jornalistas humanos devem ficar despreocupados porque os chatbots atuam apenas como complemento aos apresentadores e jornalistas reais, não devendo assumir seus lugares.

reprodução twitter

Após lerem as manchetes, as apresentadoras “artificiais” devolvem a palavra aos apresentadores, que conduzem os debates com os convidados.

reprodução twitter

Segundo o 'India Today', o objetivo é que no futuro, Sana também assuma a mediação de debates na televisão.

reprodução twitter

Para essas empresas, os benefícios estão em elevar a eficiência da equipe, garantir uma cobertura ininterrupta 24 horas por dia e diversificar as línguas faladas.

reprodução twitter

Eles também alegam que, ao delegar tarefas banais e repetitivas aos chatbots, os jornalistas humanos têm a oportunidade de concentrar os esforços em um 'trabalho mais criativo'.

reprodução twitter

Por outro lado, pode surgir um sentimento de insatisfação devido à falta de profundidade nas histórias transmitidas, além da preocupação com a segurança do emprego desses profissionais.

reprodução twitter

A Índia não é o primeiro país a testar o uso de IA na apresentação de telejornais. Indonésia, Taiwan, Kuwait, Malásia e China também já estudam o modelo, em especial para programas de notícias diárias.

reprodução twitter