O termo 'superlua' foi criado por Richard Nolle em 1979 e é usado para descrever o que os astrônomos chamam de lua cheia perigeana. Ela ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, momento em que a lua está mais perto da Terra.
Na quarta, a Lua estará a 357.181 quilômetros da Terra, bem mais próxima do que a distância média entre os dois objetos, que é de cerca de 384.400km
As superluas se tornam cerca de 14% maiores em relação a aparência e 30% mais brilhantes do que as luas cheias
Paulo Brito, professor de física e astronomia na UnB, explica que 'há um momento em que a Lua está mais próxima (Perigeu = 363 mil km) e em outro está mais distante (Apogeu = 405 mil k)'.
'Este ciclo entre dois Perigeus é de 27,5 dias. O ciclo entre duas Luas Cheias é de 29,5 dias. Quando coincide o perigeu com a Lua Cheia, a Lua estará mais de 12% maior que quando está no apogeu, por isso SuperLua', explica o professor.
Além de bonito, o fenômeno é visto como um momento em que questões espirituais e místicas ocorrem. O professor Dr. Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, explica que a Superlua é vista como uma força que impacta a Terra, o ser humano e a astrologia.
'Ela pode ser vista como momento de intensificação das energias lunares e podem ser associadas a emoções intensas', detalha o especialista.
O professor Dr. Jung, do Observatório Espacial Heller & Jung, também afirma que 'algumas crenças populares sugerem que as Super Luas podem influenciar os eventos climáticos e geológicos, como terremotos e tempestades'.
'Em algumas tradições de astrologia, as Super Luas podem ser vistas como pontos de grande significado, marcando momentos de conclusão ou início de fases importantes da vida', relata Jung. E você, no que crê?