A empresa suíça se posicionou, recentemente, afirmando que não autorizou o uso da identidade visual da empresa em propaganda de Jair Bolsonaro.
A mensagem foi divulgada após a publicação nas redes sociais de uma adaptação da lata de condensado da Nestlé que mostra o ex-presidente.
O post da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro mostra a lata com um rótulo inspirado no popular Leite Moça, mas com uma ilustração de Jair e as palavras Nosso Eterno Presidente desde 2019.
A imagem de Jair substitui a mulher que tradicionalmente carrega uma cesta na embalagem original.
'A Nestlé esclarece que não realizou ação de personalização e envio das latas de leite Moça', diz a nota oficial da empresa.
'A embalagem original e a identidade visual do produto foram usadas de forma indevida por terceiros', conclui.
Na parte de cima, onde a embalagem tradicional diz 'Mais Sabor, mais rendimento, mais consistência', a equipe de Bolsonaro escreveu 'Pátria, família, liberdade'.
Em 2020, durante a gestão de Bolsonaro na presidência, o governo gastou mais de R$ 15 milhões em leite condensado, de acordo com o jornal Estado de Minas.
Na época, ao ser indagado sobre a denúncia de que o governo havia gastado 20% a mais do que no ano anterior (2019) - o primeiro da nova gestão - Bolsonaro xingou os jornalistas.
Nascido na cidade de Glicério (SP), em 21/3/1955, Bolsonaro presidiu o Brasil entre 2019 e 2022, sendo sucedido pelo presidente Lula (PT).
Antes de ser presidente, ele foi vereador no Rio de Janeiro e deputado federal. Atualmente, é filiado ao Partido Liberal (PL).
A Nestlé é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Uma potência na fabricação de leite, café, cereais, biscoitos, chocolates e sorvetes, entre outros produtos.
A Nestlé foi fundada em 1866 na cidade de Vevey (foto), na Suíça.
A presença da Nestlé no Brasil remonta a 1876, quando começou a importação da Farinha Láctea, um de seus produtos mais populares.
Em 1921, a empresa começou a produção diretamente no Brasil, com a abertura de uma unidade no município de Araras (SP).
O leite condensado foi justamente o primeiro produto da Nestlé fabricado em território brasileiro. Com o sucesso, a empresa apostou em outros alimentos.
Até hoje o leite condensado é o produto da Nestlé que detém maior volume de vendas no Brasil.
Usado no preparo de doces e bolos, o leite condensado básico contém leite integral, açúcar e lactose.
Mas, para oferecer um produto mais barato aos consumidores de menor poder aquisitivo, a Nestlé lançou a 'mistura láctea condensada', com soro de leite e amido.
A embalagem parecida à tradicional gerou uma enxurrada de críticas, que o FLIPAR mostrou nessa galeria (copie e cole para ver): https://www.flipar.com.br/gastronomia/nestle-lanca-versao-de-leite-condensado-e-recebe-muitas-criticas-entenda/
Recentemente, a Nestlé também lançou um leite condensado vegano, ou seja, sem leite, já que este é um produto de origem animal. Ele leva mistura de aveia e farinha de arroz.