O estado também possui altas taxas de criminalidade, o que pode afastar quem pensa em se mudar para a região, mas isso não é unanimidade.
Mesmo com todos os problemas, São Paulo conta com cidades bem seguras, com boas condições de moradia e qualidade de vida.
Uma pesquisa do 'MySide', especializado em assuntos imobiliários, mostra as cidades mais tranquillas para residir em São Paulo. A pesquisa levou em consideração apenas cidades com população acima de 100 mil habitantes.
Com cerca de 242 mil habitantes, Araraquara é considerada uma das cidades mais desenvolvidas do Brasil, e tem sua história ligada à ferrovia.
Araraquara também é conhecida como a 'capital mundial do suco de laranja'. A cidade possui, desde 1967, a sede da maior empresa do ramo, a Cutrale.
Com 260 mil habitantes, Indaiatuba já foi eleita a melhor cidade para se viver por seis vezes e fica bem do lado de Campinas.
A uva é o 'carro-chefe' do setor agrícola da cidade, sendo um dos maiores produtores de São Paulo. Outro ponto alto da cidade é o turismo de negócios devido ao grande número de empresas.
Botucatu também aparece na lista. A cidade possui pouco menos de 150 mil habitantes, tem a fama de ser a cidade dos bons ares e tem a mística curiosidade de ser a 'capital nacional do saci', por haver relatos de pessoas que já avistaram sacis na região.
A 'Cidade das Orquídeas', por conta do seu orquidário que chama a atenção e é o maior do continente, Várzea Paulista tem cerca de 115 mil habitantes e faz parte da região metropolitana de Junidaí.
A cidade conta com a Serra do Mursa para o turismo, alé do Parque Ecológico Chico Mendes, um grande espaço aberto que é sinônimo de lazer para a região.
Eleita a cidade mais segura de São Paulo, Salto tem aproximadamente 120 mil habitantes e fica a cerca de 1h30 da capital do estado.
É em Salto que fica o memorial do Rio Tietê, museu que aborda toda a história do famoso rio paulista.