A embarcação medieval passou a ser chamada de Navio de Newport por causa do nome da cidade onde foi encontrada.
Newport fica no sul do País de Gales, à margem do rio Usk, entre as cidades de Cardiff e Bristol. Tem 140 mil habitantes.
Cerca de 8 milhões de libras (cerca de R$ 50 milhões) já foram gastos para preservar e restaurar as vigas.
A secagem da madeira das vigas por congelamento foi feita no Museu Mary Rose, em Portsmouth, no sul da Inglaterra.
Historiadores apontam a importância do Navio de Newport : será o único do século 15 em exposição no mundo.
Eles destacam que o navio com seus componentes pode informar sobre a vida dos anos 1400: 'É como uma cápsula do tempo', dizem.
Era uma época em que navegadores começavam a partir da Bretanha (França), Espanha, Portugal, Devon e Cornualha (estas últimas na Inglaterra) em navios mais fortes.
Essas navegações com embarcações mais estruturadas permitiriam mais adiante o cruzamento do Oceano Atlântico (foto) e do Índico.
Atualmente, o Mary Rose, que deu nome ao museu em Portsmouth, é o mais importante do Reino Unido.
Construído entre 1509 e 1511, foi um dos primeiros navios de guerra, projetado para disparar artilharia. Descoberto em 1965, foi trazido à superfície em 1982, restaurado e seu casco está exposto no Museu Mary Rose.
Outro navio importante, mas do século 17 e fora do Reino Unido, é o Vasa. Este navio sueco de guerra foi construído entre 1626 e 1628.
Ele afundou logo após a viagem inaugural, em 1628. O navio foi recuperado em 1961, quase intacto, e foi restaurado. Hoje é atração do Museu do Vasa, em Estocolmo.
Em fevereiro de 2022, o Museu Marítimo Nacional Australiano confirmou que um naufrágio encontrado perto de Rhode Island, nos Estados Unidos, foi confirmado como o mitológico nacional Endeavour, do famoso capitão James Cook. Na foto, uma réplica.
James Cook foi um capitão navegador que mapeou a Nova Zelândia. Ele fez 3 expedições ao Pacífico. Morreu em 1779 ao entrar em conflito com nativos do Havaí.
O objetivo também é turístico. Espera-se que o Navio de Newport atraia 150 mil visitantes por ano ao País de Gales. A meta é concluir os trabalhos até 2028 para colocá-lo em exposição.